NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 47 - 11 de Dezembro de 2000
 


INTERNACIONAL


 
RDCONGO- ACORDO PARA DESMOBILIZAÇÃO

As partes beligerantes no conflito na RDCongo assinaram, na sua maioria, um acordo que prevê a retirada dos respectivos efectivos militares para uma área a pelo menos 15 quilómetros das diferentes linhas da frente. A comissão política encarregada de fiscalizar o acordo de cessar fogo de Lusaka, rubricado no ano passado, deu início à primeira fase do plano de normalização segundo o qual os beligerantes devem recuar 15 quilómetros para cá da linha da frente. Tal visa permitir o envio de observadores militares da ONU, que vão seguir o cumprimento os acordos de Lusaka. O MLC, um dos grupos rebeldes da RDCongo, não assinou o documento por considerar que o acordo "negligencia o diálogo político intercongolês". (Notícias, 07/12/00)
 


GUINÉ - BISSAU - KUMBA YALÁ "ESCLARECE" EQUÍVOCOS

O Presidente da Guiné - Bissau, Kumba Yalá, explicou à comunidade muçulmana de Bissau, maioritariamente de etnia Mandinga, que morte do general Ansumane Mané não tem nada a ver com as especulações tribalistas de alguns políticos "frustrados". O Chefe de Estado guineense disse que as autoridades "lamentam profundamente" o tiroteio que provocou a morte do general, "um grande combatente pela libertação da pátria.

Yalá disse que a Guiné - Bissau é um país em que não se pode falar de tribalismo ou de divisionismo entre os mais de 30 grupos étnicos do país, dado que se verificarem, por exemplo, casamentos entre pessoas de etnias religião diferentes. No entanto, de Portugal chegam notícias segundo as quais contrariamente à versão oficial do Governo, Ansumane Mané, de etnia Mandinga, foi capturado e fuzilado apesar de ter "rogado à clemência".(Notícias, 07/12/00)


GRATUITO

COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?

Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz
com o "subject": LICENCIAMENTO COMERCIAL


ZIMBABWE - MUGABE VAI EXPULSAR BRANCOS

O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, ameaçou os fazendeiros brancos de expulsão do país caso prossigam com as acções em tribunal contra a reforma agrária. Com esta ameaça, Mugabe ignora o apelo dos presidentes da Nigéria e da África do Sul, para que cumprisse a lei do seu próprio país no que diz respeito à expropriação de terras para redistribuirão.

O Supremo Tribunal do Zimbabwe considerou ilegal o programa do Governo de redistribuirão de terras porque as expropriações não estão a decorrer fora da legislação acordada em Abril. O Governo ignorou duas ordens do Supremo Tribunal para acabar com as ilegais ocupações de cerca 1700 fazendas de brancos por sem-terras, maioritariamente antigos combatentes. Cerca de um terço das terras aráveis daquele país pertencem a cerca de 4000 fazendeiros brancos. (Notícias, 07/12/00)
 


RAS - ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS: ANC PERDE SUPORTE

O ANC, partido no poder na África do Sul, diminuiu a sua influência a favor da Aliança Democrática (DA), principal força da oposição, segundo indicam os resultados oficiais das eleições autárquicas. Segundo a Comissão de Eleições (CEI), após a contagem de cerca de 90% dos votos, a nível nacional, o ANC tinha apenas 59,7% dos votos, menos 6,3% do que nas eleições gerais de Junho do ano passado.

Por seu lado a DA, que integra o Partido Democrático e o Novo Partido Nacional, ambos de origem branca, estava com 23,1% dos votos, contra os 16,4% obtidos nas eleições anteriores. A taxa de participação foi de 46,9%, num universo de 18,4 milhões de eleitores inscritos. (Notícias, 07/12/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar