|
Pelo menos 482 pessoas morreram no ano passado vítimas de tuberculose, de um total de 2312 casos registados no Hospital Geral da Machava, segundo dados revelados pela directora daquela unidade sanitária, Ivete Dimande.
A fonte avançou que 32% dos óbitos registados estão relacionados com o HIV/SIDA que tem vindo a aumentar, e lembrou que em 1999 a tuberculose ceifou a vida a 389 pessoas naquele hospital. Dimande lamentou a falta de pessoal de enfermagem e de serventes que se regista na unidade sanitária que dirige, adiantando que o que existe não é suficiente para satisfazer metade das necessidades. (Notícias, 19/01/01)
Disponível comida para três meses
No âmbito do plano de contingência para a presente época chuvosa, que tem como período crítico os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, o Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC) já pré-posicionou nas zonas sob vigilância especial (as bacias dos rios Zambeze e Limpopo) perto de 10 mil toneladas de alimentos (essencialmente milho, feijão e óleo) quantidades consideradas suficientes para garantir a assistência alimentar à população durante três meses.
Na província da Zambézia as cerca de 600 pessoas afectadas pelas inundações resultantes da subida do caudal do rio Chire, estão já a ser reassentadas em zonas consideradas seguras. (Notícias, 16/01/01)
Ministério da Justiça analisa reforma do sistema prisional
O Ministro da Justiça, José Abudo, orientou um encontro que teve como agenda a análise da Matriz de Acções de Execução Imediata, no âmbito da reforma do sistema prisional. Os temas definidos nesse contexto são a elaboração da política prisional, gestão administrativa e financeira, condição de reclusão e controlo da legalidade, as infra-estruturas e equipamentos, pessoal e formação, segurança, cooperação e estudo sobre o sistema prisional. No referido encontro participaram quadros seniores dos Ministérios da Justiça e do Interior. (Notícias, 13/01/01)
Maputo acolhe seminário da Igreja Metodista
Bispos africanos da Igreja Metodista Unida reuniram-se em Maputo em seminário de consulta mútua sobre o século XXI. O encontro visava analisar aquilo que foi o último quadro episcopal no continente, bem como debruçar-se sobre como é que as igrejas podem e devem continuar a prestar serviços em benefício dos respectivos países, considerando que África continua a ser um dos continentes que vive abaixo do nível da pobreza absoluta.
A delegação, composta por 15 directores da Junta Geral dos Ministérios Globais, integra ainda secretários executivos da Igreja Metodista na Alemanha, Suécia, Serra Leoa, Libéria, Nigéria, Burundi, RDCongo, Zimbabwe e Moçambique. No final da reunião os representantes das igrejas metodistas anunciaram a concessão de 1 milhão USD para a aquisição de uma máquina de desminagem. Por outro lado, o Departamento de Emergência daquela igreja lançou, em Maputo, a primeira pedra para a construção de 120 casas, no quadro do projecto de ajuda às vítimas das cheias. (Notícias, 15/01/01)
Apoie a Liberdade de Imprensa e Clique aqui para maiores informações Em Maputo: Assassinos extraíram partes da cabeça da vítima
Um cidadão ainda não identificado foi esta semana encontrado morto em Bobole, uma localidade da província de Maputo. Os assassinos, ainda a monte, extraíram da cabeça do malogrado o cérebro, a língua, os olhos, nariz, entre outras componentes. A Polícia disse que esta ocorrência está a criar preocupação à corporação, não só por se tratar de uma morte estranha, mas por, a menos de um mês, ter sido reportado na mesma região um caso de um jovem que foi assassinado, cuja cabeça decepada foi depois localizada na cidade de Maputo, também sem olhos, língua, orelhas e outras partes.
Em Bobole o malogrado é desconhecido, decorrendo, no entanto, diligências com vista à sua identificação e se possível localização dos autores do crime. Refira-se que ao primeiro deceparam a cabeça e tiraram o que lhes interessava, desta vez não separaram a cabeça do corpo, mas também extraíram órgãos. Para a Polícia estas ocorrências levam a crer que efectivamente existe tráfico de órgãos humanos em Maputo. Curiosamente todos os casos de cabeças decepadas ou de órgãos humanos retirados de corpos de indivíduos assassinados, que foram de domínio público, ocorreram entre os meses de Janeiro e Fevereiro. Comenta-se em Maputo que estes crimes se relacionam com uma seita religiosa com sede na África do Sul, que usa órgãos humanos para a bênção de pessoas que pretendam riqueza. (Notícias, 20/01/01)
Cólera vai consumir 8 mil milhões de meticais neste ano
As autoridades da Saúde vão despender, ao longo do ano em curso, 8 mil milhões de meticais na implementação do plano de contingência, visando o controlo da cólera na cidade de Maputo e províncias de Gaza e Manica, quatro regiões que estão neste momento afectadas pela doença. Entretanto o Ministério da Saúde reitera que, até ao momento, a situação epidemiológica do actual surto que eclodiu em Setembro último, não é ainda alarmante. Neste momento, a taxa de letalidade pela doença situa-se a 1,3%, o que não deixa de ser preocupante, uma vez que a situação só poderia ser considerada favorável caso a mesma se situasse a baixo de 1%. Aquela taxa foi calculada na base do registo de 2.609 casos, com 33 óbitos. Em Moçambique, a cólera é endémica desde 1973 e, de lá para cá, têm surgido surtos graves. (Notícias, 18/01/01)
Em Nampula: Bebés siameses separados com sucesso
Uma equipa médica do Hospital Central de Nampula separou recentemente com êxito dois bebés siameses, naquilo que constitui a primeira operação do género no país, cuja duração foi de duas horas. Segundo o médico João Carlos, que chefiou a equipa de cirurgiões, a intervenção visava fundamentalmente salvar a vida de um dos bebés do sexo feminino, 3,8 kg à nascença e um mês de idade. Conforme explicou o neuro-cirurgião, os bebés estavam unidos de forma sacro-coccígea, um caso que ocorre em 20 milhões de gémeos nascidos vivos no mundo.
Referiu que o outro bebé não tinha hipótese de sobreviver porque apresentava deficiências cardio-acefálicas, situação decorrente de factores genéticos que não facilitam o seu normal crescimento e separação, depois de 17 dias de gestação da outra gémea. João Carlos precisou que a intervenção cirúrgica estudada pela sua equipa durante 15 dias, foi complexa porque se pretendia manter vivo um bebé que apresentava má formação do género neurológico, vascular e equilético. (Notícias, 18 /01/01)
Governo compensa antigos proprietários de casas
O Governo desembolsou cerca de 32 mil milhões de meticais para a compensação de um total de 978 antigos proprietários de casa de construção precária ao nível da cidade de Maputo. Desde o início do processo em 1997 deram entrada cerca de 1800 processos para o efeito de compensação, dos quais 978 já venceram e outros 187 estão ainda em pagamento. A Administração do Parque Imobiliário do Estado (APIE) em Maputo refere que o universo dos antigos proprietários a este nível é de cerca de 8 mil a quem lhes assiste o direito de compensação ou renda vitalícia.
A APIE acrescenta que tem um total de 620 processos pendentes correspondentes àqueles que o respectivo expediente está incompleto. Segundo o Decreto no 26/97 de 12 Agosto de, que regulamenta a lei sobre os imóveis de construção precária nacionalizados, podem requerer compensação o ex-proprietário, cônjuge sobrevivo ou seus herdeiros enquanto que a compensação vitalícia só pode ser requerida pelo ex-proprietário, e este direito é intransmissível. (Notícias, 17/01/01)
|
voltar à home page de NoTMoC | voltar a Moçambique On-line |