NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 4 - 5 de Fevereiro de 2001
 

SOCIEDADE


 
Zambézia em situação de emergência

O Instituto de Gestão das Calamidades Naturais (INGC) declarou que o país está numa situação de emergência, fundamentalmente a província da Zambézia. A província foi fustigada por um temporal que provocou 5 mortes, 18 mil desalojados e um número não especificado de desaparecidos. O Governo provincial solicitou 730 mil USD para reparação de infra-estruturas destruídas e socorro para as cerca de 254 mil pessoas afectadas.

São necessárias pelo menos 2031 toneladas de arroz, milho, feijões e óleo alimentar para socorrer as populações até às colheitas da segunda época agrícola. Para além da ajuda de emergência será necessário abrir 23 furos de água e 81 latrinas. O UNICEF vai prestar assistência a 20 mil pessoas, para além de alocar medicamentos para o combate à cólera. A Save The Children e a Action Aid vão alocar 3000 kits de sobrevivência. O INGC têm posicionados cerca de 7000 toneladas de alimentos diversos.

Nos bairros periféricos da cidade da Beira pelo menos 15 mil pessoas encontram-se em risco, as chuvas chegaram a atingir os 106 milímetros. Os rios Púnguè e Buzi estão a transbordar e há pontões submersos. Ao longo do vale do Zambeze há 25 mil desalojados, a barragem de Cabora Bassa está a descarregar 3700 metros cúbicos/segundo e a albufeira atingiu os 322 metros de cota cujo nível de alerta é de 329 metros. (TVM e Notícias, 03/02/01)


Dólares falsos apreendidos pela Polícia

A Polícia deteve recentemente em Maputo dois cidadãos serra-leoneses, indiciados de serem falsificadores de moeda. Das mãos destes, apreendeu uma caixa contendo diversas notas de dólares falsos, num valor não especificado e, entre outros bens, um frasco contendo um líquido que, ao que se presume, é utilizado para a falsificação de notas.

A polícia diz que agrava a situação dos dois detidos o facto de serem imigrantes ilegais, e que foram detidos a partir de uma denúncia feita por um cidadão sul-africano a quem pretendiam burlar. Tentativas feitas no sentido de interrogar os detidos não resultaram dado que os dois não aceitaram prestar declarações. (Notícias, 30/01/01)


Abriu ano lectivo no país

Abriu em todo o país o ano lectivo escolar. Em Maputo as cerimónias centrais foram dirigidas pelo Primeiro-Ministro, Pascoal Mocumbi, na Escola Primária Eduardo Mondlane, recentemente reabilitada. Na ocasião, Mocumbi disse que o Governo está apostado em atingir, até ao ano 2004, três milhões de efectivos escolares, contra os 2,9 milhões que frequentam o ensino geral no presente ano lectivo.

Falando sob o lema "Por uma Escola Livre da SIDA", Mocumbi chamou a atenção aos jovens e adolescentes para a SIDA enquanto problema de desenvolvimento e apelou a que tomem a dianteira na luta contra esta doença. Entretanto, na província de Gaza, os alunos da décima classe não iniciaram ontem o ano lectivo por estar ainda a decorrer o processo de correcção dos exames, situação que poderá durar ainda 15 dias. Por ocasião do início do ano lectivo no país, foram inauguradas 441 novas escolas primárias. (Notícias, 03/02/01)


Em apenas 5 meses: 540 professores morrem de SIDA

Entre Janeiro e Maio do ano passado, o SIDA matou cerca de 540 professores no país. Segundo Pedro Biché do Ministério da Educação (MINED), a média de mortes por mês é de 108, tempo esse que em que não se forma o mesmo número de professores para preencherem as vagas abertas.

Biché, que falava aos professores recém-formados em Nampula, chamou a atenção destes para que não se envolvam em assédios sexuais contra as alunas. Em Nampula, uma das razões que fazem com que as raparigas abandonem as escolas são as gravidezes precoces, na sua maioria provocadas por professores que abusam da sua posição para assediar as alunas. (Notícias, 02/01/01)


Carlos Cardoso recebe prémio "Coragem no Jornalismo"

A Carlos Cardoso, jornalista moçambicano assassinado há mais de dois meses em Maputo, foi atribuído a título póstumo o prémio "Coragem no Jornalismo". O prémio, entregue à viúva do malogrado, Nina Berg, é uma condecoração instituída pela "Index on Censorship" e pela revista "The Economist". A entrega do prémio foi feita pelo Secretário-Geral do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), Hilário Matusse, numa cerimónia que teve lugar na sede do SNJ em Maputo.

Numa mensagem lida na ocasião, Nina Berg destacou que o prémio distingue uma qualidade em particular: a coragem. Ela considera que Carlos Cardoso "era homem corajoso, disposto a enfrentar mesmo os mais poderosos". Infelizmente, segundo a mesma mensagem, nem a família Cardoso nem a sociedade civil, têm até hoje qualquer sinal de que a investigação sobre a sua morte tenha sido levado a cabo. Nina Berg anunciou que, por decisão da família, o valor correspondente ao prémio será depositado no Fundo de Apoio a Carlos Cardoso. (Notícias, 03/02/01)


10 semanas passaram sem (novidades da) investigação

FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Celebração da batalha de "Gwaza-Muthini"

Foi assinalado no dia 2 de Fevereiro mais um aniversário da batalha de Marracuene, Gwaza Muthini, ocorrida em 1895 e um dos marcos da luta contra a dominação colonial portuguesa em Moçambique. A batalha deu-se 10 anos após Conferência de Berlim, que determinava a "ocupação efectiva" de África pelas potências colonizadoras, quando os portugueses, comandados por Caldas Xavier, se envolveram numa sangrenta batalha com os guerreiros de Nwamatibyana, na região de Marracuene.

Nas celebrações do "Gwaza Muthini", em Marracuene, onde os anciãos evocam os espíritos através do "Kuphahla", juntaram-se a autoridade tradicional, membros do Governo e populares. Segundo o Arquivo Histórico de Moçambique, "Gwaza Muthini" é uma palavra que se ramifica em duas: "gwaza", que significa picar ou matar com um objecto contundente, e "Muthini", que significa inimigo. (Notícias, 02/01/01)


Febre aftosa: a luta da vacinação continua

Teve início na província de Maputo a segunda fase da vacinação de bovinos no âmbito da prevenção contra a febre aftosa; operação que deve abranger cerca de 40 mil animais, durante 10 dias. A Direcção Nacional de Pecuária disse que a vacinação terá lugar em cinco distritos da província, nomeadamente Boane, Namaacha, Matutuine, Moamba e Magude.

A primeira fase de vacinação contra a febre aftosa envolveu pouco mais de 35 mil cabeças de gado. A terceira fase decorrerá dentro dos próximos seis meses. Focos de febre aftosa têm sido registados nos últimos meses em algumas províncias dos países vizinhos designadamente África do Sul e Suazilândia, o que fez com que Moçambique decretasse uma restrição na entrada de carne ou animais vivos provenientes daqueles territórios. (Notícias, 01/02/01)


Mulheres jornalistas abrem estação de rádio

A Associação da Mulher na Comunicação Social (AMCS) inaugurou recentemente a Rádio N'tyana, sua propriedade, no bairro de Laulane, arredores da cidade de Maputo. A rádio, de carácter comunitário e que emite na frequência de 93,5 Mhz (FM) conta com um estúdio e uma redacção onde já estão trabalhar nove indivíduos recentemente formados em radiodifusão.

O projecto de criação da rádio foi elaborado em 1999 e aprovado posteriormente pelos doadores, que disponibilizaram o orçamento para o arranque dos trabalhos. A Rádio N'tyana vai para o ar, neste período experimental, todos os dias das 6 às 19 horas e abordará assuntos relacionados com a Saúde, Educação, Violência doméstica e a problemática do HIV/SIDA, entre outros assuntos de interesse social. (Notícias, 25/01/01)


Ainda existe lepra em Moçambique

Segundo dados avançados no âmbito do Dia Mundial de Lepra recentemente assinalado em todo o mundo, Moçambique é um dos países com uma alta prevalência da lepra, com cerca de 8 mil leprosos. Deste número, mais de metade pertencem à província de Nampula, e a taxa de prevalência da doença é de 4,5 por 10 mil habitantes.

A luta neste momento é no sentido de se alcançar uma taxa de menos de um caso por 10 mil habitantes, segundo o estabelecido pela OMS. Em termos de prevalência da doença no mundo, Moçambique ocupa a nona posição e a segunda em África. O dia Mundial da Lepra celebra-se em todo o mundo no último Domingo do mês de Janeiro de cada ano. (Notícias, 29/01/01)


Comunidade da Matola-Rio um exemplo para o desenvolvimento

O posto administrativo de Matola-Rio, com cerca de 13 mil habitantes, na província de Maputo, vai beneficiar do abastecimento de energia eléctrica dentro dos próximos dias, numa iniciativa do Governo impulsionada pelas comunidades locais, congregadas na associação do naturais, residentes e amigos. Esta agremiação está a envidar esforços junto da "Águas de Moçambique" com vista ao alargamento da rede de abastecimento de água potável.

A agremiação tem feito "lobbies" junto de várias instituições com vista à melhoria das condições económicas e sociais daquela área, contemplada com grandes projectos de desenvolvimento no âmbito da Zona Franca de Beluluane, na qual está inserida a MOZAL. (Notícias, 30/01/01)


Justiça em Moçambique: Polícia prende, Tribunais soltam...

A Polícia recapturou três perigosos cadastrados que em tempos foram entregues à Justiça por prática de diversos tipos de crimes, mas que foram restituídos à liberdade pelo Tribunal Judicial de Maputo, por alegada falta de provas de envolvimento nos crimes de que eram indiciados, o que é muito frequente no país.

Trata-se de Capitine Leonardo, Caló Maurício e Mário Mauríco (dois irmãos) que confessaram serem os responsáveis por vários crimes preferencialmente contra estrangeiros. A Polícia diz se agastada com a atitude dos tribunais que consecutivamente restituem à liberdade malfeitores capturados pela Polícia. Nos últimos dias vários cidadãos foram assassinados para além ter havido vários assaltos a residências, empresas e instituições, entre outros. (Notícias, 30/01/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar