NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 8 - 5 de Março de 2001
 

SOCIEDADE


 
HÁ 100 MIL PESSOAS POR EVACUAR

Perto de 100 mil pessoas localizadas ao longo do vale do Zambeze deverão ser evacuadas devido ao agravamento da situação das cheias. Estão criados já 40 centros de acomodação, dos quais 21 em Tete, 13 em Sofala e os restantes na Zambézia e Manica, que albergam 24 mil pessoas. As cheias já fizeram 70 mortos e 400 mil afectados, e estão perdidos cerca de 7500 hectares de culturas e 90 escolas estão encerradas.

No distrito de Mutarara, província de Tete, há perto de 17 mil pessoas em risco. Dez pessoas que se encontravam cercadas pelas águas morreram nas últimas duas semanas. Parte da vila de Marromeu, na província de Sofala, encontrava-se inundada pelas águas do rio Zambeze, situação vivida também na cidade de Tete e no distrito de Mutarara. Em Sofala, mais de 80% das estradas encontram-se intransitáveis. No distrito de Morrumbala há cerca de 2500 pessoas deslocadas, entre malawianos e moçambicanos.

Um voo fretado pela Cruz vermelha da Alemanha transportou para a Beira tendas, cobertores, vasilhas para água, rolos plásticos, fardos de lona e medicamentos. Para cinco distritos da província da Zambézia, o fórum das ONG´s disponibilizou de um milhão de USD. O PMA em Tete disponibilizou alimentos para três centros de acomodação, cuja população é estimada em 15 mil pessoas. Para o distrito de Zumbo foram alocadas pelo INGC cerca de 140 toneladas de milho e feijão, destinadas a sete mil pessoas durante 30 dias. (Notícias, 03/03/01)


A SOLIDARIEDADE MUNDIAL

A Áustria disponibilizou 135 mil USD a serem canalizados através do PMA. O Governo alemão disponibilizou numa primeira fase 500 milhões USD que serão canalizados através de organizações como a Cruz Vermelha, a Ordem de Malta e a Visão Mundial, que estão a trabalhar nas zonas afectadas. Numa intervenção avaliada em 12 milhões de randes, a África do Sul disponibilizou quatro helicópteros e três aviões e 50 elementos da força aérea, para operações de emergência nas províncias de Sofala, Zambézia, Tete e Manica. Portugal disponibilizou uma aeronave carregada de tendas, oito barcos de borracha e agasalhos. Enviou ainda ao país 30 elementos do Corpo de Protecção Civil e do Serviço de Bombeiros. A China disponibilizou 30 mil USD e diversos bens. (Notícias, 03/03/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


RECUPERADOS 2 DOS 19 TAMBORES DE PESTICIDAS ROUBADOS

A Polícia recuperou dois tambores e cerca de nove sacos contendo pesticidas obsoletos roubados na Estação de Tratamento de Lixo da Matola (ETLM) onde estavam armazenados aguardando a sua exportação. Em conexão com o caso, a Polícia deteve oito pessoas, das quais cinco trabalhadores da ETLM, dois elementos da segurança e um cidadão residente na Matola. A Polícia reconhece que as quantidades recuperadas estão longe das roubadas, cerca de 19 tambores, todavia considerou estarem abertos caminhos para a localização das restantes. O que foi recuperado estava enterrado numa casa localizada nas proximidades da estação, aonde voltou a ser armazenado. (Notícias, 02/03/01)


IURD LEVA FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS A RESPONDEREM DISCIPLINARMENTE

Três funcionários do Conselho Municipal da Cidade da Matola são alvos de processos disciplinares em conexão com o caso da construção de um templo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) naquele município. A medida foi tomada com base no relatório da comissão de inquérito, cuja missão era averiguar a suspeita de corrupção na tramitação processual de que resultou a autorização da desanexação de uma área do talhão duma parcela para a construção do templo.

São acusados de participação directa nesta manipulação de documentos, Venâncio Cangela, chefe da Secretaria do Conselho Municipal, Abel Licotso, chefe dos serviços de construção e urbanismo e Daniel Fumo, funcionário afecto ao sector de construção. Todos estes funcionários usaram dos seus poderes para influenciar a tramitação processual do pedido de desanexação e construção do templo apresentado pela IURD. (Notícias, 01/02/01)


RAIO MATA PASTOR DURANTE CULTO RELIGIOSO

Um pastor da Igreja Assembleia de Deus Africana, cujo nome não foi revelado, encontrou morte instantânea em pleno culto religioso numa igreja da cidade de Chimoio, província de Manica, vítima de um raio na sequência das intensas chuvas que se abateram sobre aquela cidade. Outro raio feriu gravemente dois cidadãos num outro bairro da mesma cidade, o que levou a que as vítimas fossem internadas naquele hospital onde se encontram a receber cuidados intensivos. Os casos de trovoadas na província de Manica têm interpretações supersticiosas sendo, alegadamente, utilizados pela população para ajuste de contas ou para pressionar as pessoas a liquidar as suas dívidas. (Notícias, 27/02/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar