NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 9 - 12 de Março de 2001
 

POLÍTICA


Cheias deslocam já 90 mil perssoas

O Presidente da República (PR), Joaquim Chissano, solicitou à comunidade internacional um apoio adicional de emergência para fazer face à actual situação de cheias no país. No mês passado, o Governo lançou um apelo de ajuda no valor 30 milhões de USD mas agora Chissano pediu meios logísticos, nomeadamente aeronaves e barcos com maior capacidade.

O PR mostrou-se preocupado com a depressão tropical que se formou no canal de Moçambique e teme que a situação piore. Dados preliminares referem que as cheias já causaram 75 óbitos, 490 mil afectados, dos quais 90 mil são deslocados. As inundações arrasaram 32 500 hectares de culturas diversas, atingindo directamente a produção de cerca de 50 mil famílias. 183 escolas primárias estão encerradas, afectando 52 350 alunos e respectivos professores. (Notícias 08/03/01)


Caso Cardoso

A imprensa, menos o jornal Notícias, reagiu com espanto às revelações do jornal Domingo sobre as detenções no caso do assassinato do jornalista Carlos Cardoso. O relato da captura, que encheu as páginas centrais do seminário e ainda publicou duas fotografias dos passaportes do principal implicado "Anibalzinho" foi sem dúvida copiado dos "files" do PIC. "Como é possível que o PIC dá o jornal acesso aos files que até nega à advogada da família alegadamente para não perturbar as investigações?", interrogam-se os diversos média.

Outras interrogações que se levantam são: "O que fez com que o Anibalzinho ficasse implicado de repente?" Será que ele perdeu a protecção? Será que ele começou a exigir mais quando finalmente se percebeu para que foi contratado? Será que isto é uma forma de fechar o caso sem chegar às pessoas que mandaram o assassinato? Como vamos manter o Anibalzinho vivo para chegar aos que lhe mandaram? Certo é que o caso ainda vai dar muito para falar. (div. média, NoTMoC)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Informe anual do PGR na AR

Joaquim Madeira, Procurador Geral da República (PGR), foi à Assembleia da República (AR) apresentar a seu informe anual. O PGR referiu que não se pode combater a corrupção com corruptos, definindo como total prioridade a transparência no funcionamento do sistema judicial.

O PGR diz ter conhecimento de juízes, procuradores, funcionários judiciais, advogados, funcionários de serviços prisionais, agentes e até oficiais da Polícia cujos comportamentos só alimentam a corrupção e desacreditam o sistema judicial.

O magistrado referiu que a sua instituição tem trabalhado no combate à corrupção e que em várias províncias decorrem processos, muitos dos quais já culminaram com a expulsão de alguns juízes e outros funcionários ligados ao sector. O informe abordou ainda a criminalidade que se tem vindo registar ultimamente na cidade de Maputo. O documento vai ser objecto de apreciação pelos deputados na AR esta semana.

Em relação aos grandes casos que até hoje ficaram sem desfecho como o "caso BCM" , os "40 tonneladas de haxixe", os "12 tonneladas de haxixe" e o "caso Trevo" (Mandrax), o relatório não trazia mais luzdo que o ano passado. (Notícias 09/03/01)


Renamo-UE boicota informe do Governo sobre cheias

O informe do Governo à Assembleia da República (AR) sobre as cheias na região centro do país foi boicotado pela bancada da Renamo-União Eleitoral. Os deputados levaram apitos, cornetas, flautas e outros instrumentos sonoros e perturbaram a sessão.

A Renamo-UE exige explicações à Comissão Permanente sobre afirmações que terão sido feitas por Mateus Katupha, porta-voz do órgão, no programa "Linha Directa" da Rádio Moçambique. A Renamo-UE acusa Katupha de ter dito que o partido da perdiz está "clinicamente maluco". Os deputados exigem a "reposição da honra, do bom nome e da dignidade" do líder do seu partido, Afonso Dhlakama, alegadamente ferido. A bancada exige ainda a demissão de Katupha das suas funções por este não merecer mais a sua confiança. (Notícias 08/03/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar