NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 9 - 12 de Março de 2001
 

SOCIEDADE


 
Polícia penteia Maputo

110 chapas "parqueados", 30 carros roubados recuperados, 54 pessoas detidas em conexão com assaltos a mão armado e assassinatos (23) e ainda 50 carteiristas e 40 "caçadores das barreiras" foi o resultado do "pente fino" que a polícia passou a Maputo em reacção à onda de criminalidade violenta que se tinha verificado os últimos meses.

A explicação do porta-voz da polícia Abílio Quive da recente onda de criminalidade é no mínimo estranho. Segundo este fonte as festas foram relativamente tranquilos porque a polícia tomou algumas medidas preventivas, que incluíram a detenção do potencial bando criminoso, parte do qual veio a ser solta depois das festas. Passadas as festas, os gatunos aumentaram as acções criminosas, uns para compensar o tempo perdido e outros para vingar-se.

Em que base legal a polícia pode deter pessoas preventivamente ficou sem explicação. (Domingo 11/03/01, NoTMoC)


Depressão tropical mata e desaloja em Nampula

As chuvas intensas e os ventos fortes que fustigam algumas áreas costeiras da província de Nampula já causaram dois mortos e um ferido. Para além das mortes dezenas de embarcações ficaram destruídas, várias habitações desabaram e algumas vias de acesso estão cortadas.

Nampula está a ser afectada por uma perturbação tropical identificada no Canal de Moçambique junto à costa de Cabo Delgado e que neste momento se desloca em direcção ao sul, podendo afectar as províncias da Zambézia, Sofala e norte de Inhambane. (Notícias 09/03/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Níveis dos rios tendem a baixar

As descargas da barragem de Cahora Bassa tendem a reduzir ligeiramente. Os níveis dos rios Púnguè, Zambeze e Save também têm vindo a apresentar uma tendência de redução. Entretanto, as operações de resgate na bacia do Zambeze prosseguem embora com alguma dificuldade. Muitas vitimas continuam a recusar-se a abandonar as zonas inundadas. Na região de Inhangoma, uma equipa de salvação só conseguiu retirar, após insistência, 24 pessoas da zona de risco. (Notícias 09/03/01)


Nações Unidas lançam apelo financeiro

O sistema das Nações Unidas em Moçambique lançou um apelo para a angariação de 10.7 milhões de USD como parte da resposta da organização à solicitação de 30 milhões de USD feita pelo Governo moçambicano. Ross Mountain, Coordenador Assistente do Alívio à Emergência, disse que a principal preocupação nos esforços que estão a ser desenvolvidos com o Governo é salvar vidas.

O apelo destina-se à redução da vulnerabilidade das populações afectadas e em alto risco. Servirá também para manter a capacidade de resposta nas áreas da Saúde, Água e Saneamento, Abrigo, Comida e Agricultura, Educação, Logística e Transporte e Coordenação. (Notícias 08/03/01)


HCB presta apoio a vítimas das cheias

Os trabalhadores e membros do Conselho de Administração da HCB - Hidroeléctrica de Cahora Bassa entregaram à Cruz Vermelha de Moçambique um cheque de 15 mil USD para as vítimas das cheias do centro do país.

Para além deste apoio financeiro a HCB tem vindo a prestar apoio ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades - INGC. A hidroeléctrica pôs à disposição do INGC uma aeronave e um barco com a respectiva tripulação e combustível para missões de assistência. (Notícias 09/03/01)


Dia Internacional da Mulher celebrado em todo o país

Sob o signo "Mulheres e a Paz - Mulheres que Gerem Conflitos" assinalou-se a passagem de mais um aniversário do Dia Internacional da Mulher em Moçambique. A Ministra da Mulher e Coordenação da Acção Social, Virgília Matabele, enalteceu o papel da mulher moçambicana na busca de soluções para aliviar o sofrimento de centenas de pessoas vítimas das cheias no centro do país.

"O tema deste ano faz-nos reconhecer quão grande é o papel da mulher na gestão de conflitos, desde familiares a nacionais", disse Matabele apelando ao apoio de todas as mulheres na mobilização de apoios, visando o reassentamento das populações deslocadas. A Organização da Mulher Moçambicana (OMM) realizou um programa cultural e recreativo que se assinalou em todas as capitais provinciais. (Notícias 09/03/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar