NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 28 - 23 de Julho de 2001
 

SOCIEDADE


 
POLÍCIAS DE MONTEPUEZ SÃO CONDENADOS

O Tribunal provincial de Cabo Delgado condenou dois dos cinco polícias acusados de terem sido os principais mentores da morte de pelo menos 83 reclusos na cadeia de Montepuez na noite de 21 para 22 de Novembro do ano passado. Trata-se de Horácio Nhoca e Terciano Mithale, condenados respectivamente a 17 e 18 anos de prisão maior, acusados de homicídio voluntário.

Para além das penas de prisão, os dois réus deverão pagar uma importância de 20 milhões de meticais a cada um dos herdeiros dos mortos. Na altura dos acontecimentos, Horácio Nhoca desempenhava as funções de chefe de cadeia de Montepuez e Terciano Mithale era oficial de permanência de factos. Os restantes acusados foram absolvidos por insuficiência de provas. (Notícias 21/07/01)


DEFESA REGULARIZA PENSÕES DE DESMOBILIZADOS

Cerca de três mil processos pendentes de pensões de reforma dos combatentes desmobilizados das Forças Armadas de Moçambique estão a ser regularizados. Segundo Joaquim Mataruca, Director dos Recursos Humanos da Ministério da Defesa Nacional, as causas da demora no pagamento de pensões devem-se á falta de informação e documentação por parte dos beneficiários.

O Ministério tem estado ocupado com a identificação destes e de outros erros relativos a esta matéria. "Dentro de poucos dias vamos anunciar através da Imprensa que as pessoas que não possuem a sua situação regularizada poderão consultar os locais indicados para esse efeito", disse.(Notícias 21/07/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


REDE MÓVEL ESTENDE-SE A INHAMBANE

O serviço de telefonia móvel celular já chegou a Inhambane e será expandido a quatro distritos da província até ao ano de 2003. Vilankulo, Massinga, Quissico e Inharrime são os quatro distritos beneficiários. Segundo Rui Fernandes, PCA da Empresa Telecomunicações de Moçambique, está prevista a instalação de um sistema de cabo submarino entre Maputo e Beira, com pontos de amarração intermédios em Xai-Xai, Inhambane e Vilankulo.

O sistema vai permitir o transporte simultâneo de grandes volumes de tráfego de voz, dados e imagens com elevada qualidade e rapidez e terá uma extensão de cerca de 1000 quilómetros ao longo da costa. O projecto encontra-se em fase de implementação, prevendo-se a sua conclusão no primeiro trimestre de 2002. (Notícias 21/07/01)


CANINOS VÃO SER VACINADOS CONTRA RAIVA

Cerca de nove mil caninos serão vacinados contra a raiva até à primeira quinzena de Agosto, no quadro de um programa de vacinação anti-rábica que está a decorrer na cidade de Maputo, desde o princípio do mês. O trabalho é desenvolvido pelos Serviços Provinciais de Pecuária e já abrangeu cerca de 5177 caninos. A campanha também abrange a vacinação contra o carbúnculo hemático e febre aftosa, onde se espera que sejam abrangidas cerca de 50 mil cabeças de gado. (Notícias 20/07/01)


MILITARES AMERICANOS EM NAMPULA

Militares dos Estados Unidos da América (EUA) vão realizar de 23 de Julho a 3 de Agosto próximo, em Nampula, um exercício de formação médica e assistência cívica denominada MEDFLAG, com a participação de unidades da sua Força Aérea baseadas na Europa.

Durante o exercício, os militares moçambicanos vão beneficiar de uma formação avançada em primeiros socorros. De acordo com a embaixada americana em Maputo, "os benefícios para o pessoal médico de Moçambique vão incluir uma troca de informações, técnicas médicas e oportunidades para se familiarizarem com a telemedicina". (Notícias 20/07/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar