NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 14 - 08 de Abril de 2002
 

SOCIEDADE


 
Energia de Cahora Bassa chega a Inhambane

As cidades de Inhambane e Maxixe já têm energia eléctrica de Cahora Bassa. O fornecimento da energia é feito através da subestação de Lindela inaugurada pelo Primeiro Ministro, Pascoal Mocumbi. O projecto custou 50 mil milhões de meticais e foi co-financiado pela Electricidade de Moçambique (EDM) e o Governo da Dinamarca.

As obras consistiram na instalação da própria subestação e na construção de uma linha aérea de alta tensão com 234 km de Lindela a Xai - Xai. Foram também construídas outras duas linhas de cerca de 70 km entre a subestação de Lindela e os centros alimentados, para além da reabilitação e ampliação das redes de distribuição nas cidades de Inhambane e Maxixe. (TVM, 06/04/02)


CMCM baixa taxa de lixo

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo reduziu de 400 mil para 20 mil meticais a taxa de limpeza para algumas instituições de serviços, unidades industriais, pensões, bares, restaurantes, igrejas e barracas. A medida surge na sequência dos protestos por parte dos citadinos.

Na esteira da revisão da postura municipal, o Executivo de Maputo está actualmente a trabalhar na regulamentação da lei. Com a cobrança da taxa de limpeza, estima-se que o Município de Maputo arrecade receitas mensais na ordem dos 2 biliões 500 mil meticais. (TVM, 04/04/02)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Crianças beneficiam de assistência dentária gratuita

Crianças do ensino primário do 1º e 2º ciclo da cidade de Maputo passam a beneficiar de assistência dentária gratuita. A iniciativa é da Colgate Palmolive que vai realizar as consultas através de uma clínica móvel. A viatura vai prestar os cuidados de saúde oral nos estabelecimentos escolares dos diversos distritos da capital do país. A viatura foi entregue à Direcção de Saúde da cidade de Maputo. (TVM, 04/04/02)


PSI Jeito de parabéns

A ONG PSI Jeito celebra sete anos de existência em Moçambique dedicados à prevenção do HIV/SIDA. O balanço é positivo: mais de 55 milhões de preservativos vendidos e mais de um milhão de pessoas assistidas no âmbito das actividades de prevenção. O projecto já funciona em todas as províncias do país.

A comunicação interpessoal é agora a maior aposta da ONG, cerca de 65 agentes comunitários dedicam-se ao contacto directo com as populações. Segundo as pesquisas o impacto do projecto é positivo mas ainda há muito que fazer. É preciso chegar a todos os distritos e aldeias, o que não é fácil, devido às precárias vias de acesso. (TVM, 06/04/02)


Todos contra o tabaco

Organizações moçambicanas contra a droga preparam em Maputo a criação da Aliança Anti-tabaco de Moçambique. A iniciativa surge no âmbito das celebrações do Dia Mundial sem Tabaco que se assinalou no passado dia 31 de Maio. A aliança vai congregar toda a sociedade.

Este ano o dia comemorou-se sob o lema "Desporto sem Tabaco - Jogue Limpo". Todas as agremiações mundiais de desporto como a FIFA e o Comité Olímpico internacional já aderiram à iniciativa e comprometem-se a aplicar o lema a todos os eventos desportivos. (TVM, 04/04/02)


Novo manual de Geografia nas bancas

Os estudantes de Geografia têm um novo manual. Trata-se de "A Evolução do pensamento Geográfico: Um percurso na história do conhecimento da Terra e das correntes e escolas geográficas", um livro de Manuel de Araújo e Inês Raimundo, docentes da Universidade Eduardo Mondlane, que resume a história da Geografia desde a Antiguidade aos dias de hoje.

A evolução da Geografia em Moçambique também faz parte da abordagem. Uma história recente, mas que já apresenta algum desenvolvimento. O livro já está nas bancas e merece a atenção não só dos estudantes, mas também de todos os interessados no conhecimento da Terra. (TVM, 01/04/02)


Tolerância para o 7 de Abril

O dia da Mulher Moçambicana é comemorado no dia 7. Porque este ano a data coincide com o fim de semana, o Ministério do Trabalho faz saber que, de acordo com o número 3 do artigo 37 da Lei do Trabalho, a suspensão da actividade laboral é deferida para o dia seguinte. Por outras palavras, segunda-feira dia 8 de Abril não haverá actividade laboral (TVM, 03/04/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar