NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 17 - 29 de Abril de 2002
 

SOCIEDADE


 
Do Japão: Mais ajuda para vítimas de estiagem

O governo do Japão aumentou a ajuda alimentar ao país, num montante de 3,7 milhões USD. O donativo nipónico destina-se a prestar assistência às vítimas da seca e contribuir para a segurança alimentar no país.

Refira-se que para além do apoio em alusão o Japão enviou para o país, no mês passado, cerca de 21 mil toneladas de arroz, que já estão a ser distribuídas aos necessitados. (Notícias, 25/04/02)


Contaminado: Arroz do "Lissom" está a ser consumido

Residentes da Matola assaltaram cerca de 800 toneladas de arroz do navio panamiano "Lissom". O navio foi abandonado pelas autoridades junto das salinas da Matola, com arroz contaminado a bordo. O "Lisson" entrou no país em Fevereiro com cerca de 22 mil toneladas de arroz, após "incendiar-se" no alto mar.

Parte do arroz foi baldeada para o "Sortiria", navio que zarpou para a África Ocidental, então destino do "Lissom". O Laboratório de Higiene, Água e Alimentos concluiu que o arroz retirado do "Lissom" está contaminado e é impróprio para o consumo.

Segundo o laboratório o consumo deste cereal pode levar à doenças severas e crónicas tais como cancro e outras que atacam o sistema nervoso. O Ministério de Saúde considera que todo o arroz retirado do "Lissom" deve ser destruído. (Notícias, 26/04/02)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Alfândegas autorizam descarregamento

Para além do arroz saqueado pela população, cerca de 800 toneladas, existem num armazém das Alfândegas perto de 1000 toneladas. Esse arroz foi descarregado do "Lissom", a pedido de uma empresa nacional e desconhece-se o seu destino. No país faltam alimentos na sequência da estiagem e receia-se que o arroz contaminado esteja a ser consumido. (Notícias, 26/04/02)


Nampula: Suspensos lanches escolares

Em Nampula, cerca de 40 toneladas de arroz, disponibilizadas pelo PMA para o projecto de lanches escolares, são suspeitos de serem impróprios para o consumo. A alegada deterioração do produto foi detectada nos distritos de Moma, Ribáuè e Memba.

O facto levou o governo a suspender a confecção dos lanches em todas as escolas contemplados pelo projecto. Pelo menos 13 mil crianças das escolas primárias estão afectadas pela interrupção dos lanches há duas semanas. (Notícias, 23/04/02)


Cólera: Saúde encerra centros de tratamento

Na sequência da estabilização da epidemia de cólera, as autoridades sanitárias estão a proceder ao encerramento de alguns centros que haviam sido abertos para o tratamento da doença. A situação vai permitir que o pessoal que esteve envolvido no combate e prevenção da cólera seja afectado às campanhas de vacinação contra a meningite.

Desde a sua eclosão, em finais do ano passado, a cólera fez pouco mais de 450 vítimas mortais em todo o país. A epidemia afecta todas as províncias do país à excepção de Inhambane. (Notícias, 22/04/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar