Moçambique on-line


Notícias do dia 29 de Agosto 2000

600 mil USD para reposição da rede comercial

Dez comerciantes rurais localizados na província do Niassa beneficiarão brevemente de um crédito avaliado em 600 mil USD, para a construção ou reconstrução de estabelecimentos comerciais destruídos durante a guerra. O valor será desembolsado por doadores estrangeiros e é destinado ainda para financiar a compra de mercadorias para os comerciantes rurais necessitados, aquisição de veículos motorizados, além de facilitar o exercício das suas actividades e garantir o escoamento dos excedentes comprados aos componeses. No âmbito do mesmo financiamento, cada pescador artesanal vai poder beneficiar de um crédito de 70 ou 90 milhões de meticais. (Notícias, 29/08/00)

Nampula regista crescimento de 15%

Dados tornados públicos na sessão do Governo provincial de Nampula, alargado aos administradores e presidentes de municípios, a que o Presidente Joaquim Chissano presidiu, indicam que a província de Nampula registou um crescimento económico médio de 15%. Contudo, a taxa de incidência da pobreza se situa em 68,9%, o que significa que cerca de dois milhões de habitantes são pobres.

Por exemplo, a produção na agricultura teve um crescimento da ordem dos 7,9%, enquanto que o ramo pesqueiro registou um incremento médio anual de 71,9%. Todavia, Nampula ressentiu-se da ausência de um sistema de incentivos à produção do sector familiar, apesar de este ser o maior actor no processo produtivo. Chissano realiza desde ontem uma visita de trabalho de seis dias à província de Nampula, onde decorrerá a 27ª Sessão do Conselho de Ministros, a primeira fora de Maputo. (Notícias, 29/08/00)

FACIM espera apenas cinco países

Até ontem estava confirmada a participação de apenas cinco países na Feira Internacional de Maputo (FACIM), edição 2000, nomeadamente Portugal, Noruega, Reino Unido, Alemanha e França. A direcção da Feira prevê a participação de 500 expositores, e espera que cerca de 45 mil pessoas, aproximadamente, visitem a FACIM/2000, a ter lugar de 4 a 10 de Setembro.

A FACIM/2000 será a primeira edição daquela feira sob gestão privada, uma vez que o Governo autorizou a assinatura de um contrato de exploração por 25 anos à SOGEX. Até ao momento a direcção da FACIM arrendou aos expositores 16715 metros quadrados, dos quais 14071 correspondem à área coberta e os restantes à área descoberta. (Notícias, 29/08/00)

Afinal há dinheiro para os regressados da Alemanha

A Embaixada da Alemanha em Maputo confirmou ontem que há dinheiro para pagar subsídios aos antigos trabalhadores moçambicanos na extinta República Democrática Alemã (ex-RDA), que regressaram ao país antes da queda do Muro de Berlim em 1990.

Uma parte dos moçambicanos que regressou ao país depois da queda do Muro, pode receber directamente na Embaixada alemã as suas indemnizações, desde que apresente os documentos que comprovem terem sido trabalhadores naquele país e com direito a algum tipo de recompensa. Os trabalhadores na ex-RDA têm estado a reclamar dinheiro que dizem ter vindo da Alemanha para eles, através do Governo moçambicano, mas que nunca chegou às suas mãos. (Notícias, 29/08/00)

Artigo do jornal mediaFAX de hoje:

Droga: Pretória contra Maputo

Notícias de ontem (28 de Agosto):

Funcionário bancário detido em conexão com o assalto ao "Austral"

Mortes de reclusos na cadeia preocupam Renamo

Burocracia atrasa reabilitação do Porto de Pesca da Beira

PMA compra milho moçambicano

As recomendações do Carter Center (metical)


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página principal