Leia também:
Começou terceira sessão do Parlamento
Arrancou hoje, em Maputo, a terceira sessão ordinária da Assembleia da República (AR), com prioridade para os pontos relacionados com o projecto de revisão de regimento de funcionamento da AR, discussão do Plano Económico e Social para 2001 proposto pelo Governo, projecto de orçamento da AR para 2001, eleição de membros do Conselho Superior de Magistratura Judicial e o informe do Chefe do Estado sobre o estado da nação.
A vice-presidente da AR, Verónica Macamo, afirmou que entre os pontos essenciais agendados serão discutidos o afastamento de Raul Domingos da Comissão Permanente (CP) da AR, solicitado pela Renamo. Mas, relativamente a este caso, Verónica Macamo frisou que por força do regimento, o deputado em alusão só poderá ser afastado da CP caso ele assim pretenda, ou que se filie num outro partido. Assim, por imperativo legal este continuará a ocupar o seu lugar na AR. A presente sessão tem 26 dias para discutir 21 pontos de agenda. (Savana, 13/10/00)
Prevê-se época chuvosa normal, mas pode haver inundações
Ontem o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) confirmou o prognóstico avançado pela reunião da SARCOF nos finais do mês passado que prevê uma época chuvosa normal para todo o país. Para o período de Outubro a Dezembro espera-se para as regiões norte e sul uma época chuvosa normal para acima do normal. Para o centro do país espera-se chuvas acima do normal.
No entanto, o Instituto Nacional de Gestão das Calamidades afirma estar a preparar-se para um cenário pior. Apesar de se prever uma precipitação normal, há receio de que possam ocorrer novas inundações nas áreas que foram afectadas pelas cheias deste ano por estas continuarem saturadas e a sua população ainda em processo de reassentamento. (Notícias e TVM, 13/10/00)
Rádio Moçambique ganha prémio por abordar questões de género A "Commonwealth Broadcasting Association", reunida na sua XXIII Assembleia Geral, na Cidade do Cabo, África do Sul, atribuiu ontem um prémio a Rádio Moçambique (RM). O prémio, intitulado "Rolls Royce Awards For Excelence In Broadcasting", foi atribuído à RM devido a um programa apresentado por aquela estação emissora, no qual se focalizam os principais problemas do género. A organização considera que a RM ao abordar este tema nos seus programas, provou o seu cometimento para com os problemas de género, especificamente porque nesses programas estão patentes os problemas da mulher no campo, ignorados pelos meios de difusão. Este prémio relaciona-se ainda ao trabalho que a RM tem realizado, especialmente no recrutamento de mulheres para a difusão do "Projecto Mulher e Desenvolvimento" que é transmitido em línguas nacionais em todos os emissores provinciais. (Notícias, 13/10/00) Notícias de ontem (12 de Outubro): Sector de caju vai despedir 80% dos seus trabalhadores Moçambique terá rede nacional de transmissão Vítimas das cheias recebem milho sul-africano Em Nampula: Expansão da rede comercial absorveu 2,6 mil milhões MT |