Moçambique on-line

Notícias do dia 16 de Janeiro 2001

Segundo encontro Chissano/Dhlakama:
Renamo aceita mas impõe lugar

A Renamo aceita que o segundo encontro entre o Presidente da República, Joaquim Chissano e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, tenha lugar amanhã em Maputo, mas nega que o local do encontro seja a Presidência da República. Agostinho Ussore, assessor político de Dhlakama, disse ontem que a Renamo recebeu a carta enviada na semana passada por Chissano, na qual sugere a efectivação do encontro para os dias 16 e 17 de Janeiro. Ainda ontem Dhlakama respondeu, afirmando que concorda que a reunião tenha lugar amanhã, quarta-feira, no edifício da Assembleia da República.

Segundo Ussore, as conversações entre os dois líderes vão cingir-se sobre os pontos levantados no primeiro encontro, nomeadamente a despartidarização da função pública e da Polícia, bem como a libertação de alegados presos políticos. A Renamo exige ainda a nomeação de governadores nas províncias onde obteve a maioria dos votos nas eleições de 1999. (Notícias, 16/01/01)

Leia também
notícia de 21/12/00: Poderá haver governadores da Renamo
o texto do comunicado final do encontro (no site do Governo)

Em caso de calamidades:
Há comida para três meses

O Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC) já pré-posicionou nos vários pontos do país perto de 10 mil toneladas de alimentos, quantidades consideradas suficientes para garantir a assistência da população durante três meses em caso de ocorrência de calamidades. As zonas que estão a merecer vigilância especial compreendem às bacias dos rios Zambeze e Limpopo. Na província da Zambézia as cerca de 600 pessoas afectadas pelas inundações, resultantes da subida do caudal do rio Chire, estão já a serem reassentadas em zonas consideradas seguras.

O pré-posicionamento daqueles produtos, que compreendem milho, feijão e óleo, enquadra-se no âmbito do plano de contingência para a presente época chuvosa, que tem como período crítico os meses de Janeiro, Fevereiro e Março. Segundo Silvano Langa, director do INGC, estas quantidades são suficientes para assegurar as primeiras operações de choque e garantir víveres às vítimas durante cerca de três meses. (Notícias, 16/01/01)

RM coopera com a Rádio Nacional de Angola

A Rádio Moçambique (RM) e a Rádio Nacional de Angola (RNA) rubricaram ontem em Maputo um acordo de cooperação bilateral, que entra imediatamente em vigor e abarca as áreas de formação, técnica e troca de programas entre as duas estações emissoras. Os documentos foram rubricados por Manuel Veterano, Presidente da Administração da RM, e Manuel Rebelias, Director da RNA. Durante a sua estada no país, Manuel Rebelias visitou a Televisão de Moçambique e outros locais de interesse na província de Maputo e Gaza. (Notícias, 16/01/01)

Frelimo felicita Sampaio e o PAICV

O partido Frelimo endereçou ontem mensagens de felicitações a Jorge Sampaio, pela sua reeleição para o cargo de Presidente da República de Portugal, e ao PAICV, pela sua vitória nas eleições legislativas de Cabo Verde, havidas no domingo passado. Na missiva a Sampaio, a Frelimo manifesta o seu desejo "de ver cada vez mais reforçadas as relações de cooperação entre os dois povos e países", para além de reconhecer a contribuição do estadista português para o reforço da cooperação bilateral e para a elevação da qualidade de funcionamento da CPLP.

Na mensagem endereçada a José Maria Neves, Presidente do PAICV, a Frelimo afirma ser "com grande júbilo" que vê o partido "regressar triunfante à oficina do poder político em Cabo Verde, com o nobre propósito de servir o povo, lutando pelo seu bem-estar". Refira-se que a Frelimo e o PAICV dirigiram as lutas de libertação da dominação portuguesa, nos respectivos países, até ao alcance da independência em 1975. (Notícias, 16/01/01)

Notícias de ontem (15 de Janeiro):

Maputo acolhe seminário da Igreja Metodista
Em Sofala: Autoridades apreendem 600 toneladas de camarão
Parlamento: Propostas de leis até hoje


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial