Moçambique on-line

Notícias do dia 17 de Janeiro 2001

Chissano aceita encontro na AR

O Presidente Joaquim Chissano e o líder da Renamo encontram-se hoje a tarde no edifício da Assembleia da República (AR), naquilo que constitui o segundo encontro entre ambos no âmbito da resolução do diferendo eleitoral entre a Frelimo e a Renamo. O assessor político de Dhlakama, Agostinho Ussore, disse ontem que o líder da Renamo enviou uma carta ao Chefe de Estado na qual manifestava a sua concordância de que o diálogo tenha lugar hoje, nas instalações da AR tal como aconteceu em Dezembro no primeiro encontro. Ussore acrescentou que Chissano respondeu à carta dizendo que concorda com o local proposto por Dhlakama. (Notícias, 17/01/01)

Leia também
notícia de 21/12/00: Poderá haver governadores da Renamo
o texto do comunicado final do encontro (no site do Governo)

Rio Zambeze subiu e batelão está paralisado

A ligação entre as províncias de Sofala e Zambézia através do batelão em Caia está interrompida desde a passada segunda-feira, devido à subida dos níveis do rio Zambeze, que fez submergir as rampas de atracamento daquele carregador. Nas duas margens, nomeadamente em Caia e Chimuara, encontram-se retidas dezenas de viaturas e passageiros com pretensão de escalarem um ou outro lado.

O leitor da escala hidrométrica baseado em Caia não conseguia até ontem avaliar o nível de subida, mas outras informações apontam que o rio já atingiu o nível de alerta, situado em cinco metros e nalgumas zonas está a transbordar para as margens. Localmente, segundo testemunhos da população, o aparecimento de muita manga e formigas é sinal de maior probabilidade de ocorrência de cheias. Neste ano há muitas formigas e mangas. (Notícias, 17/01/01)

Alfândegas apreendem mercadorias

As alfândegas apreenderam na fronteira de Ressano Garcia quantidades consideráveis de mercadoria diversa, que estavam sendo descaminhadas. A mercadoria, estimada em mais de mil milhões de meticais, compreendia entre outras coisas uma máquina de terraplanagem "Caterpillar", 119 caixas de sardinha, 10 caixas de óleo, uma arma caça, dois televisores, caixas de cerveja, ventoinhas e carpetes. Ainda em Ressano Garcia, as alfândegas apreenderam dois motores de barco avaliados em 66 mil randes, que estavam a ser descaminhados, escondidos num autocarro. O valor de imposições aduaneiras esperado é de cerca de 127 milhões de meticais, sendo o valor de multa estimado em 190 milhões de meticais. (Notícias, 17/01/01)

Notícias de ontem (16 de Janeiro):

Segundo encontro Chissano/Dhlakama: Renamo aceita mas impõe lugar
Em caso de calamidades: há comida para três meses
RM coopera com a Rádio Nacional de Angola
Frelimo felicita Sampaio e o PAICV


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial