Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 13 de Março 2001

Cheias no país: Zambeze está calmo

O rio Zambeze manteve ontem, pelo segundo dia consecutivo, uma situação estacionária ao longo da bacia, com ligeiras subidas em Zumbo e no baixo Zambeze, enquanto que o rio Púnguè está a baixar. Com o abaixamento dos níveis do Púnguè, foi reaberta a EN6, troço Mutua-Tica, encerrada há dias devido à inundação. A situação ontem em Cahora Bassa era calma, com as afluências ao nível de 8 700 m³/s e as descargas a 8 125 m³/s.

Durante a tarde de ontem choveu muito na cidade de Tete e um pouco mais acima da bacia do Zambeze, o que poderá ditar a subida dos níveis nesta região. Entretanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia o ciclone "Dera" já não constitui perigo, tanto é que ontem se encontrava em fase de dissipação. (Notícias, 13/03/01)

Leia também: notícia de ontem:
Ciclone "Dera" já não constitui perigo

Para a instalação da MISP:
Mais uma zona franca no distrito de Boane

O Governo autorizou recentemente a criação de uma zona franca industrial para a implantação de uma fábrica de ferro e aço na província de Maputo (MISP), avaliada em cerca de 1,1 mil milhões USD. A fábrica será construída no distrito de Boane, a alguns quilómetros da fundição de alumínio Mozal, e irá ocupar uma área de 500 hectares, devendo criar cerca de 1250 postos de trabalho permanentes.

O novo empreendimento é liderado pela empresa norte-americana ENRON, com 50% do capital e conta com as participações das empresas Duferco (Suécia), Kobe Steel (Japão), Midrex (EUA), VAI (Austrália) e Techit (Itália). A autorização dada pelo Executivo vai permitir aos promotores do projecto MISP encetarem negociações com os financiadores, visando a obtenção dos fundos para a construção, exploração e manutenção daquela unidade fabril, que prevê iniciar a produção em 2004. (Notícias, 13/03/01)

Gaza: Japão concede 846 mil USD para desminagem

O Japão disponibilizou ontem para o Instituto Nacional de Desminagem (IND) cerca de 846 mil USD a serem empregues no projecto de remoção de minas na província de Gaza, a ter início em Abril próximo. A concessão daquela importância foi formalizada em Maputo, com a assinatura de um protocolo entre o director daquele instituto, Artur Veríssimo e o embaixador do Japão em Maputo, Yoshiro Nose. Em 1998, o Governo japonês concedeu um milhão USD para o processo de desminagem dos ringues de protecção da barragem de Massingir, na província de Gaza.

Entretanto, no ano passado foram desactivadas mais de seis mil minas em todo o país. No mesmo ano, foram clarificados mais de cinco milhões de metros quadrados de terra para diversos fins e mais de 300 quilómetros de estrada. A zona sul do país conta com o envolvimento do Programa Acelerado de Desminagem e A Handicap International. No centro opera a Ajuda Popular da Noruega e na região norte a The Hallo Trust. (Notícias, 13/03/01)

Grupo espanhol inaugura nova sede da Pescamar

O grupo espanhol Pescanova inaugurou uma nova sede da Pescamar em Sofala, orçada em 600 mil USD. O presidente do grupo Pescanova, Manuel Fernandez, destacou que o volume de vendas da Pescamar em Moçambique atinge actualmente mais de 60 milhões USD, enquanto que as suas exportações totalizaram 238 milhões USD nos últimos 10 anos.

Segundo Fernandez, o impacto desta firma na economia nacional revela-se no pagamento de impostos e taxas, que atingiram 40 milhões USD no período em alusão. A Pescamar emprega 620 trabalhadores directos, dispõe de 20 barcos operativos e um barco de frota. (Notícias, 13/03/01)

Notícias de ontem (12 de Março):

Ciclone "Dera" já não constitui perigo
Barragem de M´Panda Uncua pronta até 2010


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial