Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 19 de Junho 2001

Cheias:
Doadores alocaram 27 milhões USD

Em resposta ao apelo de 30 milhões USD feito pelo Governo, para fazer face à situação de emergência provocada pelas cheias deste ano, os doadores alocaram até ao momento 27 milhões USD. De acordo com o director do INGC, Silvano Langa, foi canalizado, pelos doadores, apoio em bens materiais, alimentares, tendas, vestuário bem como valores monetários que serviram fundamentalmente para o aluguer de meios para a canalização e distribuição de víveres.

Entretanto, espera-se que no balanço da execução dos fundos do ano passado possa haver recursos que poderão ser reorientados para a reconstrução pós-cheias no centro do país. As últimas cheias resultaram na morte de 113 pessoas e 235 mil deslocados, naquela zona. (Notícias, 19/06/01)

Leia a notícia de ontem:
Conferencia de doadores adiada pela segunda vez
 

Inhambane de novo às escuras

As cidades de Inhambane, Maxixe e a vila de Homoíne estão sem energia eléctrica desde domingo último na sequência de uma avaria grossa ocorrida no grupo gerador que abastecia aquelas regiões. Está na origem da actual situação o curto-circuito verificado no antigo motor. O director da Electricidade de Moçambique em Inhambane, Vasco Doane, disse que o alternador ora avariado funcionava há cerca de um mês e havia sido adquirido a 87 mil USD.

A primeira consequência da falta de energia naquelas cidades é a falta de água e restrições no funcionamento de automóveis, uma vez que as estações de serviço funcionam com base na energia eléctrica. Refira-se que a pouco mais de um mês aquelas três regiões da província de Inhambane também estavam às escuras na sequência de uma avaria similar. (Notícias, 19/06/01)

Leia a notícia de 21 de Março:
Inhambane está às escuras há duas semanas
 

Mazula "sacrifica" Maqueto Langa

O Reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Brazão Mazula, demitiu no passado dia 11 de Junho, o Engº Joaquim Maqueto Langa, da função de director do Centro de Estudos Industriais, Segurança e Ambiente (CEISA) da UEM e da função pública, na sequência do desvio de aplicação de fundos, detectado por uma auditoria externa à UEM.

De acordo com o despacho que demite Maqueto Langa, o processo disciplinar movido contra ele demonstra "de forma clara e comprovada", que cometeu voluntária e conscientemente certas infracções disciplinares previstas no Estatuto Geral dos Funcionários do Estado. Pelo mesmo despacho, Maqueto Langa é ordenado a repor o valor que foi desviado, cerca de 130 mil USD, destinados à aquisição e instalação de uma laboratório ambiental no CEISA. O ex-director do CEISA "vai enfrentar" um processo-crime. (Notícias, 19/06/01)

Leia a notícia de 15 de Fevereiro:
Na UEM: Director do CEISA suspenso, acusado de "desvio de aplicação de fundos"
 

Gemelagem entre Mueda e Soweto fracassou

A prevista gemelagem este o histórico distrito de Mueda, em Cabo Delgado, e a cidade sul-africana de Soweto, na África do Sul, fracassou sábado passado. Na noite daquele dia, uma delegação moçambicana que incluía os ministros para os Antigos Combatentes, Hama Thai, e da Cultura, Mkaima Miguel e o Governador José Pacheco, reuniu-se em Mueda com uma comitiva sul-africana chefiada pela Alta-Comissária daquele país em Moçambique, Yasmini Duarte, sem se alcançar os resultados esperados.

O Administrador distrital, Germano Joaquim, revelou que a contraparte sul-africana alegou que com o desenvolvimento do país, Soweto deixou de ser um distrito, tornando-se uma cidade que se está a ligar a Joanesburgo. Assim, para as autoridades sul-africanas, não seria correcto geminar uma cidade com um distrito. (Notícias, 19/06/01)

Leia a notícia de sábado passado:
16 de Junho: Dia do Massacre de Mueda
 

Em Maputo:
Está em circulação novo semanário económico

Foi oficialmente lançado ontem, em Maputo, um novo jornal económico. O semanário que sai às quatras-feiras, tem um a tiragem de 5 mil exemplares e deverá ser distribuído pelo país a 10 mil meticais. O respectivo editor, Samuel Malumbe, disse no acto do lançamento que brevemente este será distribuído em países vizinhos como a África do Sul e o Zimbabwe. Igualmente, deverá ser incluído no jornal, um tablóide de 16 páginas que irá versar, entre outros aspectos, sobre o impacto do SIDA na economia nacional.

A edição zero, que já está em circulação, retrata dentre vários temas nacionais e internacionais, a situação do empresariado moçambicano, vista por Eneas Comiche, vice-presidente do Banco Comercial de Moçambique, a problemática do sector algodoeiro, o sistema financeiro, o sector açucareiro, e a queda dos volumes de venda de automóveis nos Estado Unidos. (Notícias, 19/06/01)
 

Notícias de ontem (18 de Junho):

Conferência para reconstrução adiada pela segunda vez
Na quinta-feira: Eclipse a 100% na Zambézia
Parlamentar português insta bancadas da AR a aprofundar o diálogo
Em Portugal: Mia Couto recebe prémio literário
Quarenta filmes retratam drama do SIDA em África Austral
Costa do Sul continua Campeão Nacional de Futebol


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial