Neutralizados "bandidos" que alvejaram autocarro A Polícia neutralizou dois dos três suspeitos mentores da tentativa de assalto à mão armada a um autocarro da empresa de transporte de passageiros TSL, ocorrida na semana passada, na província de Manica. Os dois homens foram capturados na quinta-feira última, no povoado de Pandira, na mesma província. Recorde-se que o autocarro da TSL em alusão fazia a ligação entre a cidade de Tete, província do mesmo nome, e a cidade da Beira, na província de Sofala, quando foi alvejado por três indivíduos que abriram fogo contra o mesmo, provocando ferimentos em dois passageiros, para além de danos materiais. (Notícias, 20/06/01) Leia a notícia da semana passada: Rádios comunitárias unidas através de uma rede Foi criada no país uma rede nacional de coordenação entre as rádios comunitárias existentes ou prestes a iniciar as suas transmissões. A criação da referida rede, ocorreu no final de um seminário nacional que, há dias, discutiu as formas de assegurar a sustentabilidade desses meios de comunicação social a nível local. Segundo a UNESCO, o mandato atribuído à rede de coordenação, incide sobre três áreas principais de trabalho, nomeadamente a formação de pessoal, assistência técnica e angariação de fundos. A rede pretende traduzir-se num fórum de coordenação de estratégias para a partilha de meios e ideias, visando a assegurar a sustentabilidade destes meios de comunicação social ao nível local sem fins lucrativos. As rádios comunitárias ou rurais nasceram sob a alçada de várias instituições, nomeadamente o Instituto de
Comunicação Social, congregações religiosas, autarquias locais ou associações cívicas apoiadas pelo projecto "Media" da UNESCO.
(Notícias, 20/06/01) Devido ao eclipse: País poderá ter mais cegos O Governo moçambicano decretou tolerância de ponto para todos os trabalhadores dos serviços não essenciais durante todo o dia de amanhã, 21 de Junho. A medida visa permitir que todos os moçambicanos observem o eclipse total do Sol que ocorrerá naquele dia, tomando as precauções necessárias. A Rádio Moçambique terá, durante todo o dia, uma programação especial, com o objectivo de informar a população sobre o fenómeno e sobre as medidas preventivas a tomar na sua observação. Muitos observadores receiam que, devido à divulgação tardia da informação sobre a observação do eclipse, muitos vão fazê-lo à vista desarmada ou recorrendo a meios inadequados. A maioria dos moçambicanos não têm óculos apropriados para observar o fenómeno, uma vez que as quantidades adquiridas são insuficientes e os preços não estão ao seu alcance. A cegueira, devida à observação directa do eclipse à vista desarmada, poderá levar o país a um recrudescimento sem precedentes de casos de deficiência. Actualmente pelo menos 125 mil pessoas na zona centro do país, nomeadamente nas províncias de Manica, Sofala, Tete e Zambézia, onde o eclipse será visto em grande percentagem, sofrem de diversos tipos de deficiências. Refira-se que, quem observar directamente o eclipse à vista desarmada poderá sofrer lesões graves na retina e tornar-se irreversivelmente cego. Para observar o eclipse não é recomendado usar películas fotográficas, discos compactos, disquetes de computador, folhas de alumínio, vidros fumados, binóculos, óculos escuros entre outros. (Notícias, MOL, 20/06/01)
Notícias de ontem (19 de Junho): Cheias: Doadores alocaram 27 milhões USD |