Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 10 de Julho 2001

Novos preços mínimos de algodão

A Comissão Nacional de Salários e Preços aprovou ontem os preços mínimos do algodão caroço que irão vigorar na campanha de comercialização 2000/2001, cujo início será este mês. Assim o quilograma de algodão caroço da primeira deverá custar 2 700 meticais e o de segunda classe será comercializado no mínimo a 2 100 mt.

Na campanha 1999/2000 os preços mínimos foram de 2 500 meticais para o algodão de primeira e 1 900 meticais o de segunda. O preço mais alto praticado nas últimas campanhas foi de 3 900 mt para o algodão da primeira e 3 000 mt o de segunda. A partir dessa altura os preços começaram a desacelerar, à medida que o preço médio de exportação da tonelada da fibra nacional foi baixando. No período 1994 a 2000, o preço médio de exportação baixou de 1 443 para 807 USD a tonelada.

O Estado fixou o preço mínimo do algodão depois de os produtores terem chumbado uma proposta de liberalização que estava em discussão. Para os produtores a liberalização iria os prejudicar, conhecidos que são as experiências em relação à castanha de caju e outras culturas. Por outro lado eles entendem que a medida não é funcional, tendo em conta que a cultura é feita em regime de concessões. As variáveis fundamentais usadas no cálculo do preço mínimo do algodão são o preço no mercado internacional e a taxa de câmbio em vigor. (Notícias, 10/07/01)

Leia a notícia de 13 de Junho:
Produtores rejeitam liberalização do preço do algodão
 

Para escolher o segundo operador de telefonia móvel:
Concurso abre em Setembro

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Tomás Salomão, anunciou ontem que, em Setembro próximo, será lançado o concurso público internacional para o licenciamento do segundo operador do telefone celular no país. Actualmente o serviço de telefonia móvel celular em Moçambique é apenas operado pela firma "mCel", cobrindo algumas regiões do sul (Corredor de Maputo, que liga a capital moçambicana à região industrial sul-africana de Gauteng), centro (Corredor da Beira) e norte do país (Corredor de Nacala).

Falando, em Maputo, durante um encontro com representantes de instituições nacionais ligadas a telecomunicações, Tomás Salomão indicou que os preparativos para o lançamento do concurso estão numa fase bastante avançada, tendo já sido seleccionada a firma internacional para assessorar o Governo em todo este processo. Este consultor, a empresa McCarthy Tetrault/ICEA, está a trabalhar desde Junho deste ano na elaboração do caderno dos encargos e na definição duma recomendação ao Governo acerca do número de licenças a serem atribuídas". (AIM 09/07/01)

Veja o website do Ministério dos Transportes e Comunicações
para mais informações sobre o "Concurso Celular"

 

Sobre carreiras profissionais:
Escolas secundárias terão centros de aconselhamento

Ontem, no decurso da Segunda Conferência Anual sobre Parceria entre as Universidades e o Sector Privado (CAPUSP), a Ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (MESCT), Lídia Brito, anunciou a criação, nas escolas pré-universitárias, de centros de aconselhamento sobre carreiras profissionais. A iniciativa, que se enquadra no Plano Estratégico do Ensino Superior (PEES), visa permitir que os estudantes se candidatem aos cursos com um mínimo de conhecimentos sobre os mesmos.

O PEES para a década 2000-2010 define como uma das prioridades a necessidade de garantir a ligação entre a formação de técnicos superiores e a agenda nacional de desenvolvimento, tendo em consideração as necessidades do mercado de trabalho. É neste contexto que o ensino superior tem a responsabilidade de garantir que o país disponha dos recursos humanos necessários para o seu desenvolvimento.

As CAPUSP são organizadas pela embaixada dos EUA em coordenação com o MESCT, Confederação das Associações Económicas de Moçambique e a Câmara de Comércio Moçambique/EUA. Pretende, entre vários objectivos, garantir uma troca de informações respeitantes a melhores práticas para a realização de programas de estágio.

Sharon Wilkinson, embaixadora dos EUA no país, disse que a sua representação decidiu criar uma página na internet onde as empresas passarão a anunciar vagas para a realização de trabalhos de estágio pelos estudantes universitários. (Notícias, 10/07/01)
 

Notícias de ontem (9 de Julho):

Nova barragem deve garantir água para os mega-projectos
Substituído juiz no caso Carlos Cardoso
Chissano quer ponte sobre o Zambeze


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial