Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 9 de Julho 2001

Nova barragem deve garantir água para os mega-projectos

Será assinado hoje em Maputo um contrato entre o Governo moçambicano e um consórcio nórdico de consultaria, denominado Norconsult, para a realização de um estudo de viabilidade para a construção da Barragem de Moamba Major. A barragem, que será construída no rio Incomáti, a cerca de 10 km da vila de Moamba, deverá garantir o fornecimento de água à fundição de alumínio Mozal e ao futuro Projecto de Ferro e Aço de Maputo (MISP), 0,6 e 20 milhões de metros cúbicos por ano, respectivamente. A barragem deverá também contribuir para o melhoramento de abastecimento de água, para o aumento das áreas de irrigação e ainda para a mitigação dos efeitos das cheias no vale do Incomáti.

Outro contrato será assinado hoje com a empresa sul-africana de consultaria BKS, para a prestação de assistência técnica para o projecto de reabilitação da Barragem de Massingir, localizada no rio dos Elefantes, na província de Gaza. Esta barragem foi construída entre 1972 e 1977, mas nunca chegou a funcionar a mais de 40% da sua capacidade, devido a anomalias detectadas durante o primeiro enchimento da albufeira. Além da própria barragem o projecto prevê também a reabilitação das infra-estruturas de irrigação e do Sistema de Regadio do Baixo Limpopo, seriamente afectado pelas cheias do ano passado. (Notícias 09/07/01)

Leia a notícia de 18 de Abril:
Há fundos para a reabilitação da barragem de Massingir
 

Substituído juiz no caso Carlos Cardoso

O "processo Carlos Cardoso" deixou de ser conduzido pelo juiz Nhantumbo e foi entregue ao juiz Paulino, afirma o semário domingo. O motivo da substituição é o facto de o juiz ter pedido a reforma, que lhe foi concedida. Mas o domingo afirma que, sob o juiz Nhantumbo, o caso teria entrado em "fase de hibernação". "Nhantumbo não ordenou diligências, não efectuou nenhuma audição, nem as acareações que, eventualmente, se impunham," escreve o jornal. (Domingo 08/07/01)
 

Chissano quer ponte sobre o Zambeze

O Presidente da República, Joaquim Chissano, aproveitou a visita de Zhang Shengman, director gestor do Banco Mundial, para tentar convencer o Banco da necessidade de ajudar a financiar a construção duma ponte sobre o rio Zambeze. A ponte, que deverá substituir o batelão de Caia, que actualmente garante a travessia, é considerada a pedra angular da ligação entre o Norte e o Sul do país.

O projecto é considerado, pelo Governo, de grande importância para a unidade nacional, e, de acordo com observadores mais cépticos, é de grande importância eleitoral para o partido no poder. Recentemente, ao apresentar o Terceiro Programa de Estradas, o primeiro ministro já tinha classificado a construção da ponte como "prioritária". O custo do projecto é de cerca de 80 milhões de dólares norte-americanos. (TVM 07/07/01)

Leia a notícia de 15 de Junho:
Governo vai gastar 1,7 mil milhões USD em estradas
 

Notícias de sábado passado (7 de Julho):

Parlamentares suspendem discussão sobre composição da CNE
Crise de combustível: Começou a reparação da tubagem de combustível em Nacala
Aprovado projecto de reabilitação da Companhia de Sena
Manhenje: Moçambique não é fonte de armas para a RAS
Demarcados 34 mil talhões para deslocados pelas cheias


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial