Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 26 de Julho 2001

Naufrágio do "Manica Alfa":
Localizados sete corpos e dois sobreviventes

Pelo menos sete cadáveres de tripulantes e dois sobreviventes da embarcação "Manica Alfa", que se afundou em Zongoene, na província de Gaza, foram localizados junto à costa local. Decorrem ainda as operações visando o resgate dos restantes. Os dois sobreviventes juntam-se a um outro resgatado na passada terça-feira.

Entretanto, as autoridades marítimas acreditam que há mais sobreviventes; daí que estejam a reforçar meios visando a sua localização. Refira-se que a embarcação, que transportava 1 700 toros de madeira, 14 tripulantes e uma passageira, não tinha condições suficientes para navegação. (Notícias e RTP-África, 27/07/01)

Leia a notícia de ontem:
Embarcação afunda-se na costa de Gaza
 

Ao Governador de Manica:
Renamo apresenta reféns

A Renamo apresentou ontem ao Governador da província de Manica, Soares Nhaca, os dois fiscais da administração de Save, feitos reféns na sexta-feira passada, mas retornou-os ao "cativeiro", alegadamente porque não são funcionários de Estado, mas simples populares utilizados pelo chefe daquele posto, Noé Fazenda, para fomentar cobranças ilícitas e impedir a participação da população no comício do líder da Renamo em Chidoco.

O assessor político de Dhlakama, Agostinho Ussore, disse que os dois fiscais tinham sido levados não como reféns, mas para servirem de prova da alegada corrupção que no Aparelho de Estado atinge o nível mais baixo. Os dois funcionários, Samuel Basserra e Adamo Temba, reafirmaram na ocasião que não pertencem ao quadros do Estado e foram solicitados pelo chefe do posto administrativo de Save para integrarem uma equipa de fiscais que tinham a missão de efectuar uma "rusga" de bicicletas nos dias 19 e 20 do presente mês.

Entretanto, o Governador de Manica reafirmou que o chefe do posto de Save foi agredido e tornado refém por algumas horas e que o dois elementos ora sob custódia da Renamo são fiscais da administração de Save. Refira-se que, na terça-feira, Nhaca havia repudiado a retenção dos dois funcionários e solicitado a sua libertação urgente. (Notícias, 27/07/01)

Leia a notícia da segunda-feira passada:
Guardas de Dhlakama espancam administrador
 

Em Nampula:
Militares americanos em exercícios de formação médica

Cem militares da força aérea norte-americana escalaram ontem Maputo, a caminho da província de Nampula, para exercícios de formação médica e assistência cívica, denominada MEDFLAG. Estes exercícios, que envolvem unidades da Força Aérea baseada na Europa, as do Comando de Operações Especiais e as do Exército, durarão duas semanas.

A deslocação deste militares ao país insere-se no quadro do treinamento dos militares moçambicanos na área médica, e incluirão a troca de informações e a familiarização com a "telemedicina" (recomendações médicas recebidas electronicamente). Não foram revelados os custos da operação mas todos os encargos são suportados pelos Estados Unidos. (Notícias, 27/07/01)
 

No sul do país:
Polícia expulsa 156 agentes

A Polícia da República de Moçambique expulsou da corporação 156 agentes que cometeram diversas infracções. Os agentes ora expulsos são indiciados de práticas ilícitas tais como venda e aluguer de armas de fogo ou seu uso indevido, prática do crime de homicídio, abandono do posto, reincidência e acumulação de infracções.

Da lista dos expulsos destaca-se a cidade de Maputo, com um total de 60 elementos e o Comando da Força de Intervenção Rápida, com 57 agentes. Nas província de Gaza, Inhambane e Maputo foram expulsos 19, 14 e 8 agentes, respectivamente. Refira-se que a Polícia moçambicana desencadeou, no primeiro trimestre deste ano, uma onda de desmandos traduzidos fundamentalmente em espancamentos, detenções arbitrárias, extorsão de dinheiro e bens, entre outros crimes que horrorizaram a cidade de Maputo. (Notícias, MOL 27/07/01)

Leia a notícia de 31 de Março:
Políca espanca e detém cidadãos arbitrariamente
 

Nigeriano ganha prémio literário

O escritor nigeriano Helon Habila ganhou na segunda-feira passada o prémio Caine para África deste ano com o seu conto "Love Poems". O conto premiado foi escolhido entre contribuições de 120 autores de 30 países. Entre os cinco "finalistas" estavam dois moçambicanos: Mia Couto e Lilian Momplé. (BBC News 24/07/01)

Leia a notícia de 4 de Julho:
Autores moçambicanos candidatos ao prémio Caine
 

Notícias de ontem (25 de Julho):

Devido ao mau tempo: Embarcação afunda-se na costa de Gaza
Está em curso reexportação dos pesticidas obsoletos
Austrália concede bolsas de estudo
"Discriminação positiva" estaria por detrás do atraso na
publicação dos resultados dos exames de admissão à UEM


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial