Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 9 de Agosto 2001

Acusado de arrogância, desvio de fundos e má conduta
Demitido administrador de Marínguè

O Governador da província de Sofala, Felício Zacarias, destituiu, na semana passada, o administrador do distrito de Marínguè, Jaime Saimone, por alegado abuso do poder; para o seu lugar foi indicado Agostinho Matique. Felício Zacarias, que visitou há dias o distrito, revelou que o administrador agora destituído e alguns funcionários públicos faziam do distrito seu regulado. Aqueles extorquiam gado "em nome do Presidente da República" e exigiam dinheiro para agilizarem determinado expediente. Saimone e seus "comparsas" são acusados de desvio de fundos públicos destinados à actividades sociais em Marínguè.

Marínguè, onde durante o conflito armado estava situado o quartel-general da Renamo, tem uma população estimada em 59 mil habitantes e cerca de 300 homens armados da Renamo, que inquietam a população. O distrito esteve, logo após a assinatura do Acordo Geral de Paz, sob a direcção de Nobre Meque, indicado pela Renamo e nomeado pelo Governo, conforme estava acordado entre as partes na altura. (Notícias, 09/08/01)
 

Renamo reage ao pronunciamento de Joaquim Madeira:
"PGR está a interferir em assuntos políticos"

Em reacção ao pronunciamento do Procurador-Geral da República, Joaquim Madeira, de que iria investigar os espancamentos perpetrados pela guarda pessoal do Dhlakama, o assessor político de Afonso Dhlakama, Agostinho Ussore, disse à agência LUSA que o magistrado está a intrometer-se em questões políticas em lugar de se preocupar com assuntos mais sérios como o combate à corrupção. Por outro lado, segundo Ussore, o PGR deveria empenhar-se na investigação do "massacre de Montepuez" que, dada a sua seriedade, o Governo deveria ter-se demitido.

Entretanto, Ussore voltou a refutar as alegações segundo as quais a guarda pessoal de Dhlakama terá espancado e mantido reféns o administrador do posto de Save, dois funcionários públicos e um professor, nas províncias de Manica e Tete. Ajuntou que o que aconteceu foi um esquema montado a todos os níveis para impedir o "bom andamento da visita de Dhlakama ao interior do país". (Notícias, 09/08/01)

Leia também a notícia de segunda-feira
Procurador-Geral vai investigar espancamentos
 

Município de Maputo autoriza:
Aumentam tarifas do transporte público

O Conselho Municipal da cidade de Maputo acaba de aprovar uma nova tabela tarifária para as carreiras dos Transportes Públicos de Maputo (TPM). A nova tarifa representa um aumento de 50%, elevando o preço da passagem de 2 000 MT para 3 000 MT. Não foram revelada a data em que deverá entrar em vigor o novo tarifário nem a taxa a ser praticada para os estudantes e trabalhadores.

As autoridades municipais indicam apenas que este reajustamento resulta duma solicitação feita neste sentido por aquela transportadora pública e que baseou num estudo segundo o qual a tarifa deveria ser de 6 000 MT. "Esta não foi aprovada pois seria insuportável para os utentes daqueles serviços".

Por outro lado, as carreiras interprovinciais agravaram os custos de passagem de 220,3 MT por km, fixados em Julho do ano passado, para 313,3 MT por km. A subida dos preços dos combustíveis, derivada da derrapagem do Metical, é citada como a causa fundamental destas subidas. (Notícias, 09/08/01)
 

Após longo interregno:
Cinema móvel regressa ao país

Uma caravana de cinema móvel iniciou, na passada terça-feira, em Matalane, província de Maputo, a projecção de filmes ao ar livre. A iniciativa, que deverá decorrer até fins de Setembro próximo, vai beneficiar 40 cidades e vilas do país. O objectivo é animar e dinamizar a vida das comunidades nas periferias das cidades e vilas, divulgar a informação sobre o HIV/SIDA e contribuir para o relançamento do sector cinematográfico no país. Além de filmes da "Disney", Charles Chaplin, etc., serão exibidas produções moçambicanas.

O projecto é galvanizado pelo realizador Nello Ferrieri e pela dramaturga Elisabetta Antognoni e surge no âmbito da celebração dos 100 anos da Cooperativa Muratori e Cementisti di Ravenna (CMC), uma construtora italiana que opera em Moçambique há 20 anos. No âmbito do mesmo projecto será produzido um documentário sobre o cinema móvel no país, que atingiu o auge nos anos 80, e um diário fotográfico, para a divulgação da experiência em África e na Europa. (TVM, Notícias, 08/08/01)
 

Notícias de ontem (8 de Agosto):

ABSA ganha concurso da reprivatização do Banco Austral
CFM-Sul: Grevistas obstroem linhas férreas
Já é permitido importar veículos com mais de 5 anos


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial