Moçambique on-line

Notícias do dia 4 de Setembro 2001

Com o apoio do governo:
Transportes públicos mantém a tarifa

Não obstante as autoridades municipais terem aprovado o agravamento da tarifa, o custo do bilhete de passagem por pessoa nos Transportes Públicos de Maputo (TPM) não será agravado. A decisão surge do facto de o governo ter incrementado o seu apoio à empresa, visando cobrir as despesas de manutenção e de recuperação da frota inoperacional. A nova tarifa, de três mil meticais, deveria ter entrado em vigor a 1 de Setembro.

Os TPM pretendiam agravar a tarifa de 2 mil para 6 mil meticais por pessoa, para poderem superar as despesas que com a tarifa actual não eram cobertas, colocando em causa a própria sobrevivência da transportadora. Actualmente, a empresa opera com uma frota efectiva de 45 a 50 autocarros por dia. Outra parte dos autocarros está inoperacional. (Notícias, 04/09/01)

Leia também a notícia de 9 de Agosto:
Município de Maputo autoriza aumento das tarifas do transporte público
 

Chissano visita Maputo

O presidente da República, Joaquim Chissano, está a efectuar, desde ontem, uma visita de trabalho à cidade de Maputo. O Chefe de Estado é acompanhado pelos ministros das Obras Públicas e Habitação, do Interior, das Pescas, da Indústria e Comércio, e da Saúde, bem como pelos vice-ministros do Ambiente e do Trabalho.

Nesta visita Chissano está a manter contactos com as estruturas governamentais locais, com as populações das localidades de Inhaca e Catembe e de alguns dos superpovoados bairros periféricos da cidade, que se ressentem de vários problemas de saneamento. (Notícias, 04/09/01)
 

Operadores de desminagem passam a ser controlados pelo governo

O governo vai passar a controlar "rigorosamente" todos os operadores de desminagem no país, para garantir a qualidade do trabalho que têm vindo a realizar e pôr termo aos desmandos que ocorrem no processo. A posição do executivo foi tornada pública recentemente, em Nampula, pelo director do Instituto Nacional de Desminagem, Artur Veríssimo, no encerramento da segunda reunião nacional do sector.

Na ocasião, Veríssimo disse que para o efeito foi elaborado um plano nacional que vai obrigar todos os operadores desta área a procederem em função das normas a serem estabelecidas. Ajuntou, por outro lado, que é inconcebível que, volvidos cerca de 10 anos após o início da desminagem no país, existam operadores que ainda se encontram a operar nas mesmas áreas.

No país existem 1,5 milhão de pessoas que vivem em zonas suspeitas de estarem minadas. Com o actual rítimo de desminagem, que é considerado demasiado lento, seriam necessário pouco mais de cem anos para clarificar todas as áreas ameaçadas. (Notícias, 04/09/01)
 

Em Maputo:
FACIM-2001 abriu ontem

O primeiro-ministro, Pascoal Mocumbi, inaugurou ontem, por volta das 14:00 horas, a 37a edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM-2001). O PM, que depois visitou a FACIM até pouco depois das 18 horas, manifestou optimismo face ao que constatou no local, sobretudo no que se refere à presença de potenciais investidores estrangeiros.

Entretanto, o primeiro dia da FACIM-2001 foi caracterizada por uma afluência quase nula. O público não se fez à FACIM e muitos "stands" estavam fechados, ainda à espera da chegada da mercadoria. (Notícias, 04/09/01)
 

Notícias de ontem (3 de Setembro):

Mocumbi em Durban: "Pobreza estimula ódio e intolerância"
Trabalhadores da HCB ameaçam entrar em greve
FACIM abre as portas esta tarde
Dadores de sangue marcham contra o racismo


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial