Moçambique on-line

Notícias do dia 15 de Setembro 2001

Oscilação de corrente provoca danos na operadora
Telefonia móvel quase impossível em Maputo

Oscilações da corrente eléctrica que se registaram nos últimos dias em Maputo provocaram uma avaria na central operadora do serviço de telefonia móvel. Com efeito, é extremamente difícil usar o telefone celular em Maputo, razão por que muitos clientes da empresa estão irritados. A mCel, que pede desculpas pelos transtornos causados, afirma que o problema está a ser solucionado.

Entretanto, mesmo nas condições normais de operação, os utilizadores dos serviços da mCel se queixam dos maus serviços prestados pela empresa. Recorde-se, por outro lado, que a Electricidade de Moçambique-empresa pública, tem prejudicado bastante os seus clientes devido ao fornecimento irregular de energia eléctrica. Grandes partes de Maputo tem ficado sem energia por períodos prolongados nos últimos dias. (Notícias, 13/09/01)
 

PADEMO pretende aliar-se à Frelimo

O partido PADEMO poderá aliar-se à Frelimo nas próximas eleições autárquicas, presidenciais e legislativas, agendadas para 2003 e 2004, respectivamente. Segundo o líder desta formação política, Wehia Ripua, a coligação com a Frelimo visa garantir a unidade nacional que a Renamo-UE está a colocar em perigo, "através de discursos de ódio e vingança". Segundo Ripua, se a Renamo chegar ao poder é capaz de desvalorizar as conquistas da independência nacional e provocar uma nova guerra.

A direcção do PADEMO, que esteve reunida recentemente em Maputo para analisar a situação política no país, concluiu que nesta fase "apenas a Frelimo, no poder, pode garantir a unidade de todos os moçambicanos (...), aprofundamento da democracia e desenvolvimento nacional". A notícia é veiculada enquanto na cidade da Beira está a decorrer a conferência nacional dos quadros da Frelimo. Alguém ainda tinha dúvidas sobre o alinhamento do Sr. Ripua...? (Notícias, 13/09/01)

Leia também a notícia de quarta-feira:
Quadros da Frelimo reúnem-se na cidade da Beira
 

Ocorrido na EN1:
Ninguém morreu no acidente da TSL

O jornal Notícias revela na sua edição de hoje que o acidente que envolveu um autocarro da empresa de transporte de passageiros TSL, na estrada nacional no 1, na província de Sofala, não fez nenhuma vítima mortal. Aquele diário indica, entretanto, que foram registados 12 feridos, três dos quais em estado grave.

A fonte do jornal Notícias, citando o administrador do distrito de Nhamatanda, Joaquim Manuel, havia noticiado que o acidente provocou 11 mortes e vários feridos. Entretanto, Joaquim Manuel é citado, outra vez, a dizer que as "informações falsas" prestadas ao Notícias lhe tinham sido facultadas por um elemento da Polícia de Trânsito, enviado ao local do acidente. Quando este chegou ao local do sinistro, todos os passageiros tinham sido evacuados e a informação sobre as mortes lhe foi fornecida por "testemunhas". (Notícias, 13/09/01)

Esta notícia desmente a anterior:
Mais um acidente na EN1 mata 11
 

Notícias de ontem (14 de Setembro):

Economia cresceu em 15% no primeiro semestre
Fome ameaça 369 mil pessoas em todo o país
Energia eléctrica 20% mais cara...
... mas os preços de combustíveis baixaram
Na cidade da Beira: criança morre ao cair numa sarjeta


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial