Moçambique on-line

Notícias do dia 21 de Setembro 2001

Meteorologistas reunidos no Malawi:
Este ano haverá chuvas normais

Segundo a previsão apresentada ontem, no Malawi, por meteorologistas da zona austral de África, espera-se uma precipitação normal na época chuvosa 2001/2002, que começa em Outubro próximo. Segundo esta previsão haverá uma tendência para a ocorrência de chuvas normais e para acima do normal em quase todos os países da região durante o período em alusão, com a excepção das Maurícias que poderão ter chuvas normais e abaixo do normal.

Para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2002 prevêem-se chuvas normais e com tendências para acima do normal em alguns casos. Entretanto, estas probabilidades sofrerão alguns reajustes a nível de cada um dos países. Meteorologistas da África Austral participam desde a última segunda-feira, no Malawi, na 5ª Conferência Anual do Fórum de Previsão Meteorológica da região (SARCOF). (Notícias, 21/09/01)
 

Aquisição de sementes:
Governo disponibiliza 300 mil USD

O Ministério do Plano e Finanças vai disponibilizar 300 mil dólares para cobrir as necessidades em sementes para o início da primeira época agrícola 2001/2002. As sementes são destinadas ao remanescente de pessoas afectadas pelas cheias do início deste ano e para o grupo daquelas que apresentaram uma baixa produção, na segunda época. Assim, os 51 mil kits de sementes e insumos agrícolas chegarão aos distritos nos princípios do próximo mês.

A avaliação da disponibilidade de alimentos, feita por uma equipa multisectorial, recomendou que as sementes fossem entregues prioritariamente às populações em processo de reassentamento, tendo em atenção os necessitados não contemplados nos centros de acomodação.

Entretanto, decorre em Maputo um encontro sobre o programa de emergência, que tem em vista fazer um balanço do programa levado a cabo nos últimos dois anos, face às cheias de 2000 e de 2001, dar um informe geral sobre o processo de distribuição de insumos, reflectir sobre o papel das ONGs e analisar os constrangimentos existentes no processo. (Notícias, 21/09/01)
 

Por falta de uma indústria local:
Madeireiros exportam toros de madeira

Nos últimos cinco anos o volume de investimentos na indústria madeireira no país ascendeu a cerca de 332 mil milhões de meticais. Um inquérito realizado pela empresa de consultaria "Eureka" revela que a média de investimento por unidade de produção foi, neste período, de 24 mil dólares, tido como "insignificante" no sector, que "reclama mais investimento em novas tecnologias". Com efeito, o país exporta apenas cerca de 25 mil metros cúbicos de madeira em toros processada a um custo de 150 USD por metro cúbico e cerca de 15 mil metros cúbicos de madeira a 250 USD/m³.

Em contrapartida há uma tendência de aumento de exportação de toros, devido à falta de capacidade de processamento. As transações em toros de madeira por ano atingem os 180 mil m³ e os rendimentos situam-se entre os 200 e 600 mil milhões MT. O volume total de negócios nas exportações de madeira não excede os 7,5 milhões USD por ano. A indústria florestal, incluindo a exploração, garante 10 mil postos de trabalho permanentes, com um fundo de salários de 70 mil milhões MT. O país tem uma área de total de plantações florestais de cerca de 24 mil hectares. (Notícias, 21/09/01)

Leia também a notícia de 16 de Fevereiro:
Incompetência, corrupção e má administração na gestão das florestas
 

Em Maputo:
Jovem violada e assassinada brutalmente

Uma jovem de 19 anos de idade foi encontrada morta na manhã de ontem no Bairro Ferroviário, em Maputo. A malograda, cujo corpo foi esquartejado, envolvido num saco e atirado para uma ravina, terá sido assassinada na tarde do dia anterior. A Polícia, após uma análise preliminar, concluiu que Beatriz foi morta, através de estrangulamento, depois de ter sido violada.

Por suspeita de envolvimento no crime, o namorado da malogrado, um jovem também de 19 anos, e um outro de 36 anos de idade, estão detidos preventivamente. A Polícia, nas buscas efectuadas na casa do namorado, descobriu vestígios de sangue, mas estes ainda carecem de análise laboratorial. (Notícias, 21/09/01)
 

Notícias de ontem (20 de Setembro):

Mocuba: Cólera está a estabilizar-se
Sector do caju: Anglo-American retira-se da MOCITA
Educação: alargam-se oportunidades, mas baixa a qualidade
Arranca reabilitação do troço Inchope-Gorongosa


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial