Moçambique on-line

Notícias do dia 20 de Setembro 2001

Mocuba:
Cólera está a estabilizar-se

O surto de cólera que eclodiu nos finais do mês passado na vila-sede do distrito de Mocuba, na província da Zambézia, está a registar uma relativa estabilização. Na última terça-feira deram entrada no hospital local 14 pacientes contra os cerca de 50 que eram registados nos primeiros dias da eclosão do surto.

A relativa estabilização da doença é atribuída às medidas de prevenção que estão a ser tomadas, que incluem a cloração da água, sobretudo nas principais fontes de abastecimento, e a sensibilização da população sobre as acções a tomar. Este trabalho é desenvolvido nos bairros residenciais por brigadas da Saúde e activistas de diversas organizações não-governamentais.

A eclosão do surto em Mocuba, a 28 de Agosto, foi atribuída, pelas autoridades sanitárias, ao consumo directo da água do rio Licungo, situação agravada pelo fenómeno de "fecalismo a céu aberto". Foram registados até agora um total de 605 casos e de 7 mortes. (Notícias, 20/09/01)

Leia também a notícia de há quinze dias:
Análises confirmam: Diarreias em Mocuba são causadas por cólera
 

Sector do Caju:
Anglo-American retira-se da MOCITA

A multinacional Anglo-American Corporation acaba de vender todas as suas acções na fábrica de processamento da castanha de caju, MOCITA, em Xai-Xai, aos respectivos gestores. A acção faz parte da estratégia da empresa que é de concentrar-se nas suas actividades principais, nomeadamente a exploração mineira. Assim como quase todas as fábricas de caju do país, a MOCITA está parada. Fechou as portas em Abril deste ano por falta de matéria prima, despedindo os seus mais de 1500 trabalhadores.

O director geral da MOCITA, Derek Higgo, disse que o futuro dos trabalhadores está dependente da disponibilidade da matéria-prima. Para a reabertura da linha de processamento, no próximo ano, será necessário reunir cerca de 10 mil toneladas de castanha. Entretanto, a MOCITA está a plantar novos cajueiros, numa área de 40 mil hectares, no distrito de Inharrime, na província de Inhambane, o que representa um investimento de mais de 4 milhões de dólares. A MOCITA é uma das fábricas mais modernas de caju do país, já que, antes de reabrir em 1996, beneficiou de uma reabilitação no valor de cerca de 13 milhões de dólares. (Notícias, AIM, 20/09/01)

Leia também a notícia de 27 de Abril passado:
MOCITA despede 1400 operários
 

Educação:
Alargam-se oportunidades, mas baixa a qualidade

Registou-se nos últimos anos um alargamento das oportunidades de educação e de formação dos cidadãos, através da expansão da rede escolar, particularmente ao nível do ensino básico. No entanto, o ensino não melhorou de qualidade. Esta é uma das constatações do XXVI Conselho Coordenador do Ministério da Educação a decorrer desde a segunda-feira última, em Maputo.

Factores tais como o currículo inadequado, o mau desempenho do professor na sala de aulas, a falta de supervisão pedagógica, a falta ou inexistência de material didáctico básico, a falta de envolvimento da comunidade na vida da escola e a má preparação do próprio aluno, são apontados como estando a contribuir para o facto. Uma das soluções apontadas nos debates de ontem é os directores das escolas conhecerem melhor os seus professores, identificando entre eles os melhores e os mais experientes, para constituírem "um núcleo de bom exemplo no processo de ensino-aprendizagem". (Notícias, 20/09/01)

Leia também a notícia de terça-feira passada:
Educação reunida em Conselho Coordenador
 

Arranca reabilitação do troço Inchope-Gorongosa

Foi lançada ontem, na sede do distrito da Gorongosa, província de Sofala, a primeira pedra para o início da reabilitação dos 70 km do troço Inchope-Gorongosa, na estrada nacional no 1. Para o efeito a USAID disponibilizou 9,5 milhões de dólares. As obras deverão durar 14 meses e estão a cargo da construtura sul-africana WBHO, que será fiscalizada pela AFRICOM, também da África do Sul. (Notícias, 19/09/01)
 

Notícias de ontem (19 de Setembro):

Empresas devem 31 mil milhões ao INSS
Protestando contra superlotação: Presos em Manjacaze em greve de fome
ESKOM entra para projecto de distribuição do gás de Pande
Desenvolvimento do turismo no Norte: nasce nova empresa turística


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial