Moçambique on-line

Notícias do dia 29 de Novembro 2001

Apesar das "gafes":
Frelimo aprova Conta de Estado

Com apenas os votos da Frelimo, o Parlamento aprovou ontem a Conta Geral do Estado de 1999. Ambas as bancadas reconhecem as irregularidades e insuficiências que a Conta apresenta, mas a Frelimo aprovou-a, alegando que a Conta de 1999 regista melhorias significativas em relação à anterior. A Frelimou desculpou o Governo por não ter implementado todas as recomendações emanadas aquando da aprovação da Conta Geral de 1998, alegando que estas teriam chegado ao Governo após a conclusão da Conta de 1999.

A bancada da Renamo-EU interrogou-se como aprovar uma Conta de Estado que deixa de fora cerca de 500 milhões de dólares. Também questionou a razão por que o governo não cumpre as deliberações parlamentares, quando se trata de execução orçamental. Na votação, 110 deputados da Renamo-UE manifestaram-se contra a aprovação, enquanto que outros três parlamentares da oposição se abstiveram. A existência de duas opiniões diferentes no seio da oposição, já durante as discussões, foi motivo para o deputado Gamito, da bancada da Frelimo, distinguir a Renamo "construtiva" de outra Renamo que ele chamou de "terrorista". (TVM, RM, Notícias, 28 e 29/11/01)

Leia também esta notícia de 14 de Novembro:
Tribunal e deputados contestam Conta do Estado

 

Cheias espreitam o sul do país

As regiões ao longo dos rios e das albufeiras da zona sul do país estão em estado de alerta, devido às chuvas que caem nos últimos dias. A Administração Regional das Águas do Sul afirma que a situação está a aproximar-se do risco na bacia do rio Incomáti. Com efeito, a ponte metálica que liga Moamba a Sábie encontra-se submersa, impossibilitando a circulação de viaturas entre Moamba e Sábie. Devido ao estado crítico em que se encontra a ponte sobre o rio Massitonto, também não há trânsito entre Maguda e Sábie, deixando esta vila completamente isolada do resto do país. No entanto, a situação na bacia do rio Limpopo ainda não é preocupante. (TVM e Notícias, 29/11/01)

Leia também esta notícia da semana passada:
Aumentam descargas dos Pequenos Libombos

 

No Gilé:
Chissano inaugura mina de tantalite

No segundo dia da sua visita à província da Zambézia, o presidente Joaquim Chissano inaugurou ontem uma mina de pedras preciosas e tantalite no distrito de Gilé. O acto, de acordo com Chissano, marca o relançamento da actividade mineira na Zambézia, que foi praticamente abandonada na sequência da guerra. Ainda segundo o Presidente, até 2003 todas as minas que ficaram paralisadas devido à guerra estarão em funcionamento na província da Zambézia. No entanto, a abertura pelo presidente é uma mera formalidade, uma vez que a mina já está a operar há cerca de quatro anos.

A mina de tantalite de Gilé, a céu aberto, pertence à empresa Hegemony Resources, propriedade de um cidadão libanês, baseado na Europa, e representa um investimento de cerca de dois milhões de dólares. Foi aberta numa área de 2 300 hectares, emprega 195 trabalhadores e tem capacidade para produzir, actualmente, 120 toneladas de minério por hora. Aquela mina tem uma reserva de exploração de 15 anos. A tantalite é usada, entre outras coisas, no fabrico de fios para comunicações, na indústria informática e militar. Ainda não foi identificado o mercado para a comercialização do minério. (TVM, AIM e Notícias, 29/11/01)

Leia também esta notícia de ontem:
Chissano visita Zambézia

 

Dívida externa:
Portugal perdoa 150 milhões de dólares

O Governo português reduziu em 150 milhões de dólares norte-americanos a dívida de Moçambique para com aquele país, anunciou ontem em Maputo o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, momentos depois do seu encontro com o primeiro-ministro moçambicano, Pascoal Mocumbi.

Na audiência com Mocumbi, Jaime Gama disse que foram abordados temas relacionados com o futuro programa de cooperação entre Moçambique e Portugal, no que concerne ao desenvolvimento crescente das relações comerciais. Descrevendo as relações entre os dois países com "satisfatórias," o ministro disse que há cerca de 15 000 portugueses envolvidos em diversas actividades económicas em Moçambique. (AIM 28/11/01)

Leia também esta notícia de ontem:
Jaime Gama visita o país

 

SIDAMinistério da Juventude contra SIDA:
Lançado Programa de Combate ao SIDA

Foi ontem lançado o Programa Operacional de Combate ao SIDA (POSIDA). Coordenado pelo Ministério da Juventude e Desportos, o POSIDA vai concentrar as suas actividades principalmente na juventude que não frequenta a escola e que não tem nenhuma ocupação formal, mas que estão organizados em associações juvenis e desportivas ou filiados nas diversas confissões religiosas. O POSIDA propõe-se a apoiar os jovens seropositivos ou doentes de SIDA, bem como promover a convivência com estes, prevenido-se da doença.

Numa cerimónia que teve lugar no Cine-África, em Maputo, foi lançado um "spot" de Lurdes Mutola sobre o SIDA e o filme zimbabweano "Cartão Amarelo". O filme é distribuído pela FilmAfrik e poderá ser assistido em todo o país nas casas de vídeo e em caravanas de cinema móvel. Perto de 57 mil pessoas maiores de 15 anos vão morrer este ano no país em consequência do SIDA. (RM, TVM, 28/11/01)

Leia também esta notícia da semana passada:
Novas projecções: SIDA vai fazer 57 mil óbitos este ano

 

Notícias de ontem (28 de Novembro):

Jaime Gama visita o país
Chissano visita Zambézia
Funcionários obrigados a usar fardamento
Alcatel apoia expansão da telefonia móvel
Exércitos twsana e moçambicano realizam exercícios conjuntos


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial