Moçambique on-line

Notícias do dia 19 de Janeiro 2002

Em Nampula:
Governo promete envolver partidos da oposição

O Governo provincial de Nampula promete envolver os partidos da oposição no seu trabalho. A promessa foi feita pelo Governador, Abdul Razak, no primeiro encontro que ele teve com representantes da Renamo o outros partidos, na passada quinta-feira. O encontro teve por objectivo auscultar a oposição sobre os distúrbios causados pela desinformação à volta da prevenção da cólera, que já provocaram danos consideráveis nalguns distritos da província. Na reunião os partidos presentes queixaram-se de serem marginalizados pelo Governo. Criticaram o sector de Saúde pelo facto de este agir como se o país ainda estivesse em regime monopartidário. Somente a Frelimo é chamada a participar na educação cívica da população para a prevenção da cólera, enquanto a Renamo é largamente maioritária em grande parte da província, disseram.

Os distúrbios nos distritos de Memba, Nacala-a-Velha e Mossuril são causados por boatos de que pessoas subornadas pelo Estado estariam de propósito a disseminar a cólera. A Frelimo acusa a Renamo de estar por detrás duma "campanha de desinformação" - sem apresentar quaisquer provas das suas alegações - mas esta nega as acusações. Somente no distrito de Nacala-a-Velha, 66 casas foram destruídas entre 20 de Dezembro e 1 de Janeiro. As casas pertenciam a líderes tradicionais e outras pessoas envolvidas na campanha de prevenção da cólera. De acordo com o administrador do distrito, Ernesto Abate, quatro pessoas foram internadas. Os distúrbios em Nacala seguem-se aos de Memba, onde morreu uma pessoa. Os encontros dos partidos da oposição com o Governador passarão a ser trimestrais, conforme uma proposta apresentada pelo representante do PADEMO. (RM 18, Notícias 19/01/02)

Leia também estas notícias relacionadas:
26 de Dezembro: Desinformação sobre cólera resulta em violência
segunda-feira passada: Continuam distúrbios por causa da desinformação

 

Em exposição em Londres:
Armas transformadas em obras de arte

Trinta esculturas, moldadas por artistas moçambicanos a partir de armas recolhidas no âmbito do projecto "Transformar Armas em Enxadas" (TAE), estão a partir de ontem em exposição na galeria Oxo Tower em Londres. Pistolas, armas de guerra AK47 e bazookas foram transformadas em figuras estilizadas como pássaros, crocodilos, bailarinos, cadeiras, coches e instrumentos musicais pelos artistas Humberto Delgado, Gonçalo Mabunda, Kester e Fiel dos Santos.

O projecto "Transformar Armas em Enxadas" é coordenado pelo Conselho Cristão de Moçambique e tem por objectivo estimular as pessoas a entregar armas em troca de instrumentos de produção, tais como enxadas, foices, máquinas de costura e bicicletas. A maior parte das armas é destruída, mas algumas foram transformadas em obras de arte, num "workshop" que se realizou em 1998 no recinto do Núcleo de Arte em Maputo. As peças em exposição em Londres estão à venda. Segundo a BBC, quatro das obras já foram compradas, por preços entre £500 e £1,000. Um dos compradores foi o Imperial War Museum. (BBC 17, Notícias, 19/01/02)

Algumas fotas das obras em exposição podem ser encontradas no site da BBC
Fotos da exposição e um vídeo sobre a campanha "TAE" no site da Christian Aid
Uma exposição virtual do Núcleo de Arte pode ser visitada no site do Africaserver

 

Lixo diminuiu nos bairros "nobres" de Maputo

O processo de remoção do lixo em algumas artérias da cidade de Maputo está a registar melhorias, sobretudo nos bairros do Alto-Maé, Central "A", Polana e Sommerschield. Contribuiu para isto a colocação, no passado dia 9, de 75 novos contentores com uma capacidade de 800 litros, nas Avenidas Eduardo Mondlane e 24 de Julho. Os novos contentores tem numa das suas faces algumas mensagens educativas e instruções sobre o seu uso e a recolha do lixo é feita diariamente. Antes já tinham sido colocados 41 contentores de 6 m3 noutras artérias. De acordo com o Conselho Municipal seriam necessários pelo menos 1 500 contentores com capacidade de 800 litros. Na maior parte da cidade, no entanto, os Serviços de Salubridade ainda não se fazem sentir, o lixo continua a acumular-se nas ruas e os munícipes optam muitas vezes por queimá-lo.

Os Serviços de Salubridade esperam receber brevemente três novos camiões. Também foram encomendados outros nove para o trabalho de recolha de lixo nas zonas suburbanas, dentro do esquema da nova postura sobre a limpeza da cidade e da estratégia do Conselho Municipal de criação de pequenas unidades comunitárias de remoção de resíduos. A partir de Fevereiro, o Conselho Municipal passa a cobrar uma "taxa de lixo" de 20 contos por mês, que será incluída nas facturas de electricidade. Recorde-se que, no âmbito de um programa de emergência face ao problema do lixo na cidade, o governo central disponibilizou recentemente quase 15 milhões de contos. (Notícias, 19/01/02)

Leia estas notícias relacionadas:
6 de Dezembro: Lixo em Maputo: Governo disponibiliza fundos para emergência

24 de Dezembro: No próximo ano: Privados entram na recolha do lixo em Maputo
 

Para Portugal, Dinamarca, Zimbabwe e Cuba:
Nomeados novos embaixadores

O Presidente da República nomeou novos embaixadores para Portugal, Dinamarca Cuba e Zimbabwe. Chissano nomeou Gregório João José, Eduardo Bacião Koloma e Jerónimo João Chivavi, para os cargos de Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários de Moçambique junto de Portugal, Reino da Dinamarca e Cuba, respectivamente. Júlio Gonçalo Braga, até aqui embaixador de Moçambique em Cuba, foi nomeado para o cargo de Alto Comissário de Moçambique no Zimbabwe. (Notícias 19/01/02)
 

Notícias de ontem (18 de Janeiro 2002):

Governo encerra "dossier" privatizações
Julgamento de Marcelo Mosse adiado pela quarta vez
Várias organizações apoiam campanha de protesto contra caso Mosse
Governo autoriza abate de 200 búfalos


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001/2002

Clique aqui voltar para voltar à página inicial