Moçambique on-line

Notícias do dia 11 de Outubro 2001

Dia de luto nacional:
Foi a enterrar o tenente Oswaldo Tazama

Por determinação do Conselho de Ministros, em homenagem ao falecido tenente-general Oswaldo Assahel Tazama, o país observa hoje um dia de luto nacional. Os restos mortais de Oswaldo Tazama serão depositados na cripta do Monumento aos Heróis Moçambicanos, em Maputo, com honras de Estado, "em reconhecimento do contributo prestado por este na luta pela liberdade e organização do Estado moçambicano".

Oswaldo Tanzama ingressou na Frelimo em 1963, integrando o grupo de combatentes que se preparou na Argélia para o desencadeamento da luta armada de libertação nacional. Foi preparador político-militar dos guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique em Kongwa, chefe do Centro de Preparação Político-Militar de Nachingwea e do Centro Educacional de Tunduru, na Tanzania, e dirigiu o início da luta armada no Niassa, em 1964.

Após a proclamação da Independência, Tazama foi designado primeiro Comandante-Geral da Polícia de Moçambique. Entre 1978 e 1983 foi Governador da província da Zambézia e em 1984 chefiou a Secretaria de Estado de Defesa para os Antigos Combatentes. Tazama faleceu no passado dia 7 de Outubro, em Lichinga, na província do Niassa. (Notícias, TVM, 11/10/01)

Leia também a notícia de terça-feira passada:
Morre herói da luta de libertação
 

Desvalorização do metical "sob controle"
Inflação bem acima da meta

A acentuada desvalorização do metical que se observou durante o primeiro semestre do ano parece ter-se estabilizado no terceiro trimestre. De acordo com o Banco de Moçambique, a contenção da depreciação é consequência de um conjunto de medidas adoptadas pelo Banco Central. A queda do metical em relação ao dólar entre Janeiro e Junho deste ano foi de 28,1%, enquanto a depreciação acumulada até finais de Setembro se situou nos 28,7%. A actual taxa média de câmbio é de 22 260 meticais por dólar.

Em relação ao rand sul-africano, a desvalorização do metical atingiu os 23,3% na primeira metade do ano. No terceiro trimestre a situação inverteu-se, quando o rand conheceu uma queda acentuada em relação ao dólar: a depreciação acumulada até finais de Setembro foi de apenas 16,7%. O câmbio do rand é um factor de extrema importância para a inflação uma vez que Moçambique importa grande parte dos seus produtos, particularmente bens alimentares, da África do Sul.

Enquanto a desvalorização está "sob controle", o mesmo não pode ser dito da inflação. Medida pelo índice do preço ao consumidor em Maputo, a inflação entre Janeiro e Junho foi de 5,1%, contra uma meta de 3%. Em finais de Setembro, a inflanção já tinha atingido os 10,6%, enquanto a meta do Governo para todo o ano de 2001 foi de 7%. (AIM 10/10/01)

Leia também a notícia de 14 de Setembro:
Economia cresceu 15% no primeiro semestre
 

Lançada associação para integração de doentes mentais

Foi lançada ontem em Maputo a associação "Vangana Va Infulene" (Amigos do Infulene"), cujo objectivo é trabalhar pela integração social e laboral das pessoas que sofrem de perturbações neurológicas, mentais e/ou psicossociais, bem como as que tem a respectiva saúde mental em risco. Vangana Va Infulene é uma organização que, embora privada, é da iniciativa da Secção de Saúde Mental do Ministério da Saúde e da organização italiana CIES.

O lançamento da associação, cujo acto teve lugar no Hospital Psiquiátrico de Infulene, nos arredores de Maputo, inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, que ontem se assinalou sob o lema "Saúde Mental e Trabalho". A celebração do Dia Mundial de Saúde Mental tem como objectivo fundamental a "sensibilização da comunidade para temas relacionados com a questão, promovendo a saúde mental e adoptando estilos de vida saudáveis". (Notícias, TV-Miramar, 10 e 11/10/01)
 

Assinado acordo que desvincula ajuda britânica

Os governos de Moçambique e do Reino Unido assinaram um acordo que formaliza a decisão de não condicionamento, pela Grã-Bretanha, dos recursos disponibilizados ao país no âmbito da ajuda para o desenvolvimento. O entendimento remove a obrigação que forçava os países recipientes da ajuda britânica a empregarem os recursos na compra exclusiva de produtos e serviços británicos. Abre-se, a partir de agora, a possibilidade de o país fazer considerações sobre vantagens comparativas e comerciais no uso desses recursos bem como na contratação e aquisição de serviços e produtos locais. (Notícias, 11/10/01)
 

Ajuda aos pescadores:
40 embarcações a caminho de Inhambane

Partiram hoje para a província de Inhambane as 40 embarcações destinadas aos pescadores cujos barcos foram arrastados pelos ventos fortes durante as cheias do ano passado. Os barcos de madeira, movidos a motor fora de bordo ou à vela, foram produzidos pela NAVIPESCA, na Matola, num projecto financiado pela FAO. Os beneficiários são os pescadores dos distritos de Inhassoro e Vilanculos e da cidade da Maxixe. Cada barco está avaliado em 100 milhões de meticais e os contemplados deverão adquiri-los através de crédito com amortização a longo prazo e sem juros. (TVM, 10/10/01)
 

Notícias de ontem (10 de Outubro):

Evasão de reclusos em Inhambane: houve cumplicidade dos guardas
Cerca de 300 estudantes serão expulsos do Instituto Industrial da Beira
Suécia apoia Combate à Pobreza
Luta contra o contrabando: Alfândegas arrecadaram 4 mil milhões de meticais


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial