Moçambique on-line

Notícias do dia 3 de Novembro 2001

Comissão Europeia financia segurança alimentar

A Comissão Europeia disponibilizou ontem 17,4 milhões de euros para o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) iniciar, no próximo ano, a implementação de projectos que pretendem estabilizar os rendimentos familiares e reduzir a insegurança alimentar. Assim, serão financiados projectos destinados ao melhoramento da produção do caju e diversificação de culturas nas áreas algodoeiras, bem com a descentralização dos serviços de aviso prévio. Os beneficiários directos deste apoio são as 350 mil famílias que cultivam algodão e um milhão de famílias que produzem caju.

O projecto abrange também o apoio institucional ao Secretariado Nacional para a Coordenação da Segurança Alimentar e Informação de Aviso Prévio, no valor de 3,6 milhões de euros. O mesmo pacote vai benefeciar o apoio institucional ao MADER na consolidação e descentralização da reforma de gestão financeira no contexto do Programa de Desenvolvimento Agrário (PROAGRI), com aproximadamente 2,4 milhões de euros. Recorde-se que em Maio último os doadores criticaram duramente a gestão dos fundos no PROAGRI. (Notícias, 03/11/01)

Leia também esta notícia de 23 de Maio:
Lacunas no PROAGRI: Ministro diz que não há desvios

 

Cooperação relançada:
Moçambique e Cuba rubricam acordos

Os governos de Moçambique e de Cuba assinaram ontem, em Havana, protocolos de cooperação em diversas áreas como a educação, educação física e desportos, comércio, protecção recíproca de investimentos mútuos, e a abolição de vistos para cidadãos dos dois países que detenham passaportes diplomáticos ou de serviço.

Assim, foi relançada a cooperação bilateral entre as duas nações, que nos últimos dez anos esteve quase interrompida, na sequência das graves dificuldades sentidas por Cuba a seguir à derrocada do socialismo na Europa do Leste e na URSS, para onde eram principalmente destinadas as exportações cubanas. (Notícias, 03/11/01)

Leia também esta notícia sobre a visita de Chissano a Cuba:
Chissano e Fidel contra recurso à guerra

 

Caso haxixe de Inhambane:
Julgamento de paquistaneses foi adiado

O julgamento dos nove paquistaneses alegadamente envolvidos no tráfico de haxixe foi adiado para o próximo dia 8 de Novembro. O adiamento do julgamento, que decorre no Tribunal Judicial de Inhambane, resulta da necessidade de aquela instância ter que localizar falantes das línguas hindi e urdu, já que dois dos arguidos não falam português, nem inglês. Outros dois que falam a língua gujarati foram ouvidos pelo tribunal na última quinta-feira.

Na sua acusação, o Procurador Provincial de Inhambane, Hermínio Chicanequisso, dissertou sobre as condições em que aqueles foram recrutados do Paquistão para Dubai, para fazer o transporte de "mercadoria" ao longo do percurso Mombaça-Tanzania e sul de Moçambique, até à altura em que naufragaram na costa de Govuro. Chicanequisso pretendia provar que a carga de haxixe que deu à costa de Inhambane em Junho do ano passado era dos arguidos. (Notícias, 03/11/01)

Leia esta notícia do NoTMoC de 7 de Agosto do ano passado:
Paquistaneses Suspeitos de Tráfico de Haxixe

 

Espancados em Nampula:
Desmobilizados exigem encontro com Dhlakama

Os desmobilizados da Renamo que têm vindo a reivindicar o seu enquadramento social exigem um encontro imediato com o líder do partido, Afonso Dhlakama, visando encontrar uma solução pacífica para o diferendo que os opõe à direcção do partido. Os antigos guerrilheiros advertem ainda que qualquer tentativa de os expulsar da Renamo vai resultar no assalto às delegações provinciais do partido.

O grupo, que é constituído maioritariamente por "oficiais" do então movimento rebelde, foi violentamente espancado por seguranças armados da Renamo, no primeiro e também no penúltimo dia do IV congresso do partido, quando alegadamente pretendia abordar o líder da Renamo. Na passada quinta-feira pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, duas das quais com gravidade. Na ocasião foi igualmente espancado um operador de câmara da TVM, enquanto outro jornalista, da RTP-África, foi ameaçado de morte. A Renamo tem acusado o IPADE, de Raul Domingos, de ter organizado a manifestação, e a TVM de conivência. (Notícias e TVM, 03/11/01)

Leia também esta notícia de ontem sobre o Congresso da Renamo:
Dhlakama reeleito presidente da Renamo

 

Cooperação na área pesqueira:
Namíbia e Moçambique assinam acordo

Moçambique e Namíbia rubricaram ontem, em Maputo, um acordo na área das pescas, que permitirá um incremento nas trocas comerciais em produtos pesqueiros entre os dois países. O acordo, segundo o vice-ministro das Pescas, Alfredo Massinga, abre o caminho para o sector privado dos dois países poder estabelecer parcerias em forma de joint-ventures e vai permitir que os operadores moçambicanos e namibianos possam exercer as suas actividades em cada um dos dois países.

O acordo, disse Massinga, é a materialização da integração regional prevista nos protocolos da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). Nambíbia coordena actualmente o sector das pescas a nível da SADC. Recorde-se que Moçambique importa grandes quantidades de carapau de Namíbia, que é uma fonte importante de proteínas, principalmente para a população urbana. (AIM 02/11/01)
 

Notícias de ontem (2 de Novembro):

Dhlakama reeleito presidente da Renamo
"Chapa" custa 4 contos em Maputo e Matola
Adiadas negociações salariais na MOZAL, porque sindicalistas foram despedidos
Crise do caju: Especialistas recomendam sistema cooperativo
TDM faz vinte anos - vai baixar custo de chamadas telefónicas locais


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial