Moçambique on-line


Notícias do dia 17 de Agosto 2000

Moçambique não aplicará protocolo comercial até 2001

O Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Morgado, disse ontem que Moçambique ainda não está preparado para implementar o protocolo comercial da SADC. Esse protocolo, que foi assinado na recente Cimeira de Chefes de Estado da SADC em Windhoek, devia entrar em vigor no dia 1 de Setembro próximo. Morgado afirmou que só no primeiro trimestre de 2001 estarão criadas as condições para o efeito.

O protocolo é o primeiro passo na criação de uma zona de comércio livre na SADC. As barreiras alfandegárias existentes serão levantadas paulatinamente. De acordo com o Ministro, Moçambique propõe um prazo de 15 anos para se acaber totalmente com as barreiras alfandegárias. (Notícias 17/08/00)

Chissano acredita quatro novos embaixadores

Quatro novos embaixadores foram ontem acreditados pelo Presidente Joaquim Chissano, nomeadamente do Chile (que terá residência em Pretória), Suazilândia, Reino Unido e Maurícias. O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Leonardo Simão, observou que "hoje em dia não é de ânimo leve que um país africano abre uma representação diplomática num outro país africano. As Maurícias estão a fazer investimentos volumosos na indústria açucareira em Moçambique. (Notícias 17/08/00)

Afinal, Renamo prepara campanha
de desobediência civil, ou não?

O jornal Notícias de 14 de Agosto publicou uma notícia sob o titulo "Renamo prepara actos de desobediência no país", baseada nas declarações de um "alto funcionário governamental" anónimo, segundo o qual a Renamo estaria a preparar uma campanha de desobediência civil. No dia seguinte o jornal publicou outro artigo, desta vez intitulado "Renamo distancia-se das manifestações públicas", baseado nas palavras do Secretário-Geral da Renamo, João Alexandre. No mesmo dia o jornal metical publicou um artigo mais elaborado, baseado numa entrevista com João Alexandre. Leia:

Notícias de ontem (16 de Agosto):

SADC "irritada" com Kabila

Maputo/Witbank vai custar 200 biliões em recompensas

Acordo de interligação eléctrica assinado hoje

Chipanga produziu 60 mil toneladas


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página principal