Moçambique on-line

Notícias do dia 1 de Setembro 2001

Mais de 500 plantas em perigo de extinção

Um total de 548 espécies de plantas constam da Lista Vermelha de Plantas (LVP) de Moçambique, estando em perigo de extinção. Destas espécies, 144 são endémicas e mais de 20 são classificadas como "criticamente ameaçadas de extinção". O desaparecimento dessas plantas poderá ter reflexos negativos para cerca de 80% da população moçambicana, que delas dependem para fins alimentares, medicinais e até para ornamentação.

Durante o primeiro Seminário Nacional para a Definição da Lista Vermelha de Plantas, que ontem terminou em Maputo, foi constatado que uma das causas do problema é a ausência de coordenação entre os ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Coordenação da Acção Ambiental, Indústria e Comércio e as Alfândegas. Para estancar o problema está em vista a criação de um Comité Nacional de Espécies Ameaçadas, cuja missão será coordenar e dinamizar programas concretos que visem a preservação de plantas em vias de extinção.

A LVP é uma iniciativa regional, coordenada pela South African National Botanical Institute, enquadrada no programa SABONET - rede botánica da África Austral - que para além de Moçambique envolve também a África do Sul, Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe; cada um destes países está a elaborar a sua própria Lista Vermelha. (Notícias, 01/09/01)
 

Censo Agro-Pecuário revela:
País tem três milhões de explorações agrícolas

Ontem teve lugar, em Maputo, a cerimónia oficial de divulgação dos primeiros dados do primeiro Censo Agro-Pecuário (CAP), que contou com a presença do Chefe de Estado, Joaquim Chissano. O Censo, organizado conjuntamente pelo Instituto Nacional de Estatística e o Ministério da Agricultura, revelou que o país possui cerca de três milhões de explorações agrícolas que na sua maioria se dedicam à cultura de milho e de mandioca. A criação de aves e caprinos são as principais actividades pecuárias. Segundo a FAO e o governo, o CAP foi realizado com grande rigor técnico, o que permitirá a entrada do país nas classificações estatísticas internacionais sobre agricultura e pecuária.

Chissano chamou atenção para a necessidade de se desenvolver um trabalho que vise estabelecer uma maior equidade de género. Esta exortação resulta a propósito de o CAP revelar que as mulheres controlam apenas parte das chamadas pequenas explorações (até 10 hectares de terra ou criação de 10 bovinos), enquanto que as médias (de 10 a 50 ha ou a criação de 10 a 100 bovinos) e grandes explorações (mais de 50 ha ou 100 bovinos) são detidas na sua maiora por homens. (Notícias, 01/09/01)

Leia também a notícia de:
Setembro do ano passado: Está em curso o censo agro-pecuário
Outubro do ano passado: Afinal não há censo em Inhambane e Gaza
 

Zâmbia junta-se ao Corredor de Nacala

A Zâmbia aderiu ontem à iniciativa do Corredor de Desenvolvimento de Nacala. O facto vai permitir àquele país do hinterland fazer escoar os seus produtos para mercados europeus e importar matéria prima para a sua indústria, através do porto de Nacala.

A ratificação da adesão da Zâmbia à iniciativa do CDN deu-se num encontro que teve lugar ontem, em Nacala. Essa reunião debateu igualmente os aspectos de preparação da conferência internacional de investidores, aprazada para Novembro próximo, e fez a avaliação dos progressos alcançados pelas comissões técnicas conjuntas de trabalho desde o primeiro encontro interministerial, decorrido em Março último, em Nampula. (Notícias, 01/09/01)

Leia também a notícia de:
20 de Setembro 2000: Acordo sobre Corredor de Nacala aprovado pelo Governo
29 de Setembro 2000: Foi lançado o "Corredor de Nacala"
2 de Outubro 2000: Privados tomam o Porto de Nacala
 

FADM desmobilizaram primeiros efectivos

Ontem, 740 jovens incorporados em 1999 nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) passaram à disponibilidade, depois de terem cumprido o Serviço Militar Obrigatório (SMO) por um período de dois anos. O acto que assinalou a passagem à vida civil destes soldados teve lugar no quartel de Boane, província de Maputo, e foi testemunhado pelo Ministro da Defesa Nacional, Tobias Dai.

Dados divulgados na ocasião revelam que dos mil jovens convocados em 1999, apenas 958 prestaram o serviço militar, tendo os restantes sido considerados faltosos. Estão em curso os mecanismos legais para que os refractários respondam judicialmente. No decurso dos dois anos de cumprimento desta obrigatoriedade, registaram-se três óbitos para os quais decorrem trâmites atinentes ao pagamento das respectivas pensões.

Outros 10 soldados que deveriam passar à disponibilidade viram o período de cumprimento do SMO prorrogado por nove meses em virtude de se encontrar integrados na missão da ONU em Timor-Leste. Entretanto, mais de 30 jovens apresentaram os seus requerimentos para permanência nas FADM. (Notícias, 01/09/01)
 

Dia Nacional do Dador de Sangue:
HCM colhe número recorde de unidades de sangue

O banco de sangue do Hospital Central de Maputo (HCM) registou um número recorde de colheitas de sangue num só dia ao atingir na passada quarta-feira, Dia Nacional do Dador, 144 unidades no recinto do hospital e 158 unidades, através de brigadas móveis. A maior parte das unidades colhidas veio das escolas, onde, segundo os serviços de sangue do HCM, o índice de rejeição é bastante reduzido.

Ontem o HCM indicou que com a doação dessas quantidades, esta semana, a situação da falta daquele líquido estará praticamente controlada para dois a três dias. Em média, o HCM, a maior unidade hospitalar do país necessita de cerca de cem unidades de sangue útil por dia. (Notícias, 01/09/01)

Leia também a notícia de Dezembro do ano passado:
Falta de Sangue no HCM: Cidadãos respondem ao apelo
 

Notícias de ontem (31 de Agosto):

Manuel Abudo eleito secretário-geral do SINAFP
CARE tem 15 milhões de randes para apoiar ex-mineiros
Moçambique recebe mais fundos da USAID


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial